Rotatória do Cariru recebe asfalto e deve ser liberada nos próximos dias

A obra era aguardada há anos por moradores, que se queixavam de conflitos no trânsito, especialmente em horários de pico

A nova rotatória construída pela Administração de Ipatinga entre as avenidas das Nações e Itália, no bairro Cariru, começou a receber pavimentação asfáltica nesta terça-feira (19). A obra era aguardada há anos pela população, que reclamava de grande número de acidentes e riscos constantes no local, especialmente nos horários de pico. A previsão, segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), é que a melhoria das condições de tráfego na região, comumente utilizada também para os deslocamentos ao Hospital Márcio Cunha, seja concluída nos próximos dias.

“O asfalto foi iniciado nesta terça-feira e devemos concluir esse processo nos próximos dias.Após apavimentação, é necessário aguardar um período de cura para realizarmos a pintura da via”, adiantou osecretário-Adjunto de Obras, Anderson Lage.

Além desta rotatória, vários trechos do bairro Cariru já receberem recapeamento por meio de um amplo programa de recuperação de vias promovido pela Administração e que contempla todas as regiões da cidade. As ruas Argentina, Síria e Estados Unidos e as avenidas KiyoshiTsunawaki já foram recapeadas, assim como as avenidas ligadas pela rotatória, Das Nações e Itália.

Pacote de obras

Assim como em várias outras frentes de serviço já em curso ou que serão iniciadas em breve, os recursos para a obra no bairro Cariru são provenientes do Finisa – Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento -, contratado pela atual gestão do município, em condições especiais, junto à Caixa Econômica Federal.

São R$ 73 milhões para serem utilizados exclusivamente na execução do programa ‘Nova Ipatinga’, que além de mais de uma centena de muros de arrimo em áreas de risco contempla também 60 km de recapeamento asfáltico em cerca de 100 vias públicas,e ainda a construção de três Unidades Básicas de Saúde(Vila Formosa, Jardim Panorama e Parque das Águas/Planalto), entre várias outras ações.