Rota turística de Ipaba ganha reconhecimento do estado

A Rota Turística do Mutum, localizada na zona rural de Ipaba, recebeu o Certificado de Reconhecimento de Boas Práticas do Turismo de Minas Gerais, na categoria Promoção e apoio à comercialização. Concedido pela Secult (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo), no fim de dezembro, o documento reconhece os projetos cujas ações representem a mobilização e a cooperação nos destinos turísticos, fortalecendo toda a cadeia econômica envolvida. Segundo comunicado oficial, a Rota teve a aprovação e a recomendação do Conselho Estadual de Turismo, que analisou o projeto em suas câmaras temáticas, sendo um dos principais destaques entre as 130 propostas recebidas.

Criada pela Prefeitura de Ipaba, por meio de projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, a Rota do Mutum tem 23 quilômetros. Começa na Fazenda Santa Marta, passando pela Fazenda Macedônia e pela comunidade Beija Flor, e termina no Vale Verde. Em toda a extensão, os turistas podem vivenciar o cotidiano de uma propriedade rural, vendo, em muitas delas, a ave que dá nome ao percurso e que está ameaçada de extinção. Os participantes podem também conhecer o trabalho de reintrodução do Mutum na natureza, além de curtir a natureza exuberante e conhecer a produção familiar de produtos típicos mineiros, que são comercializados.

Para o presidente do Circuito Mata Atlântica de Minas (CTMAM), Hélio Anício, o reconhecimento estadual é mais uma prova do bom trabalho realizado pelo município, sendo muito importante um destino turístico que preserve a natureza, a cultura e as belezas locais, engrandecendo e incentivando esta atividade na Região da Mata Atlântica. “Quem ainda não conhece deve fazer isso logo. A rota nos reserva muitas surpresas! Ações como essa fazem Ipaba se desenvolver cada vez mais, com a história, a cultura, o meio ambiente e o turismo andando juntos neste processo. Quero deixar meus parabéns ao prefeito Geraldo Reis, o secretário de Turismo Diego Franco, e toda sua equipe pela vitória alcançada”, comentou.

Para saber mais sobre a Rota do Mutum e programar um passeio, os interessados podem entrar em contato com a agente de turismo Ana Cleide Santos, que regularmente promove excursões para turistas. O telefone de contato é (31) 98790-3061.

próximo artigoConselheiros tutelares de Timóteo são empossados nesta sexta-feira
Artigo seguinteFabriciano faz novo levantamento para identificar focos do Aedes aegypti