Prefeitura de Ipatinga conclui obras de substituição de tubulação que ampliam a capacidade de escoamento de águas pluviais em trecho central da via, ponto de históricos alagamentos

A Administração municipal de Ipatinga informou que concluiu neste sábado (8), após um trabalho intensivo que envolveu a abertura de valas profundas e movimentação de manilhas de grande diâmetro, as obras de aperfeiçoamento da drenagem pluvial na avenida Brasil, no bairro Iguaçu, entre a rua Berilo e a avenida Altina Gonçalves.Os procedimentos, queabrangeram um trecho de quase 250 metros e, desse modo, retardaram por alguns dias a conclusão da pavimentação da via, têm objetivo de solucionar um problema histórico de alagamento no local. Agora, será executado o recapeamento da pista no trecho, com início anunciado para a próxima segunda-feira (10).

Além do novo manilhamento instalado, as bocas de lobo foram duplicadas na área.Conforme a prefeitura, caso não haja nenhum imprevisto, a expectativa é de que a renovação do asfalto seja concluída ainda na próxima semana.

Em relação à rede antes existente, comerciantes e moradores relatam que, por falta de vazão, há 30 anos a água entrava nos estabelecimentos e residências nas proximidades, a cada chuva mais forte. A antiga tubulação, de 800 milímetros,foisubstituída por outra de 1.200 mm. Em função desse problema antigo, além da avenida os alagamentos aconteciam nas ruas adjacentes – Esmeralda, Berilo e Caetés.

“Foi uma obra delicada, onde encontramos diversas interferências, como a presença de tubos para fornecimento de gás veicular, e por isso acabou durando mais que o esperado. Mas, o importante é que estamos entregando o serviço e acreditamos que assim estamos resolvendo definitivamente esse problema. Agora é a vez do asfalto, com a completa liberação para o tráfego regular de veículos. Desde o início do governo,há dois anos, temos recebido várias reclamações em relação a esse drama da avenida Brasil e o entorno”, lembrou o prefeito, Nardyello Rocha.

Os recursos para execução das obras de drenagem e pavimentação são provenientes do Finisa – Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. Foram captados pela atual gestão do município em condições especiais, junto à Caixa Econômica Federal, sendo parte de um total de R$ 73 milhões separados para viabilização do programa municipal ‘Nova Ipatinga’, que continua avançando em diversas frentes por toda a cidade.

próximo artigoVitória sobre o Guarani, terça-feira, tira Cruzeiro da lanterna da Série B e pode valer saída do Z-4
Artigo seguinteBolsonaro convida Temer para chefiar missão humanitária no Líbano