3ª edição conta com a participação do jornalista, escritor e socioeducador Tio Flávio (Foto: divulgação)

O evento será realizado a partir das 19h30, no Teatro do Centro Cultural Usiminas no dia 13 de novembro. A ação é parte de um conjunto de atividades que tem o objetivo de promover a humanização do sistema carcerário e a ressocialização de mulheres privadas de liberdade do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional – Ceresp, de Ipatinga.

A abertura desta 3ª edição conta com a participação do jornalista, escritor e socioeducador Tio Flávio, fundador do Projeto Tio Flávio Cultural que reúne mais de 1000 voluntários atuando na grande BH, que fará uma abordagem sobre o tema “Sonhar e Realizar”. O evento conta ainda com a participação de seis atrações musicais: Coral da FSFX, Coral Unileste, Coral Gente Nossa, Orquestra EMcantar, Coral Vencedores com Cristo e Infantojuvenil da Aperam. Ao final, haverá um grande encontro dos corais, a uma só voz. 

A entrada é gratuita. Os organizadores solicitam aos convidados levarem no dia do evento, produtos de higiene pessoal para serem entregues às mulheres privadas de liberdade do Ceresp, de Ipatinga.

O “Entre Grades e Sonhos” é um projeto desenvolvido pela Rede Colaborativa de Voluntariado do Vale do Aço e nasceu em 2017 durante as reuniões preparatórias do DIA V, unindo diversos parceiros como: Rotary, Lions, Unicev Capelania, Programa Mãos que Ajudam da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Unileste, FIEMG Regional Vale do Aço, OAB, Associação Missão Ômega, Movimento Gays Lésbicas e Simpatizantes, Conselho da Comunidade da Comarca de Ipatinga, Conselho Comunitário de Segurança Pública, Instituto Cultural Usiminas, pastorais, profissionais liberais, artistas e voluntários da comunidade.

No intuito de ampliar o movimento em prol da discussão sobre a ressocialização das mulheres privadas de liberdade diversos corais da região foram convidados para se integrarem ao projeto. 

“Esse coletivo vem se articulando e trazendo mais oportunidades de diálogo e trabalho com a participação efetiva em várias ações dentro e fora do Ceresp, tais como parcerias para Postos de Coleta de material de higiene pessoal, realização de palestras e diálogos, apoio às famílias das mulheres, atendimento de saúde física e espiritual, oficinas de empregabilidade, de cuidado e autoestima e até mesmo a realização de um casamento dentro da unidade prisional. Desde seu nascimento, nunca mais faltou absorvente higiênico para essas mulheres, o que nos orgulha muito e nos enche de esperança”, conta a consultora de responsabilidade social empresarial da FIEMG, Patrícia Barbosa.

O Comitê Entre Grades e Sonhos – o resgate é possível, atua durante todo o ano com postos de coleta de material de higiene pessoal – principalmente absorventes higiênicos-, visitas ao presídio, reuniões com a comunidade e propõe soluções, em parceria com diversas entidades, visando sensibilizar e unir todos no mesmo propósito.



próximo artigoDistrito de Açucena recebe R$ 113 mil para obras de infraestrutura
Artigo seguinteEspetáculo “Nunca Fui Santa” estreia no Rio de Janeiro