Com patrocínio da Usiminas, projeto apresenta programação cultural diversificada e gratuita

O carroção cênico do projeto “A Máquina do Tempo – Circulação” começa sua viagem pelo Vale do Aço, levando muita arte e diversão para a cidade de Santana do Paraíso. Atividades como workshop de maquiagem, danças urbanas, jogos cênicos, além de contação de histórias e apresentação do espetáculo infanto-juvenil “A Máquina do Tempo” estão entre as atrações do projeto. O projeto tem o patrocínio da Usiminas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com a realização do grupo de Teatro Boca de Cena e apoio do Instituto Usiminas. Ao todo, oito cidades mineiras receberão o projeto que apresenta o palco itinerante em estilo medieval para praças e escolas das comunidades de Ipatinga, Santana do Paraíso, Itatiaiuçu, Itaúna, Mateus Leme e Igarapé.

A peça “A Máquina do Tempo” fala sobre a conscientização e preservação da natureza, onde três cientistas malucas, inventam uma máquina do tempo para voltar ao passado e impedir que um incêndio devaste uma reserva florestal.

Segundo o diretor artístico do grupo de Teatro Boca de Cena, Claudinei de Souza, o espetáculo envolve o público em diversas situações, de forma lúdica, trazendo mensagens importantes. “A literatura de Cordel e a comédia são inspirações para um texto leve e assertivo dessa peça, com foco na preservação ambiental, promovendo interação com todos os espectadores”, destaca Claudinei. O elenco é formado por Bárbara Pavione, Daniela Alves, Mari Antonacci e Diego Martins. A direção geral é de Marilda Lyra.

Para contribuir com a formação de público, serão promovidos workshops de maquiagem social e cênica, ministrado por Rômulo Amaral, mostrando truques simples para o dia-a-dia; os Jogos Cênicos ficarão a cargo das atrizes Bárbara Pavione e Mari Antonacci que proporcionará aos participantes momentos de integração, ocupação de espaço, ritmos, entre outros; e de Danças Urbanas, com o coreógrafo Alan Santos, que apresenta noções de ritmo, improvisação, planos de movimento e deslocamento. A programação também conta com uma contação de histórias com a atriz Daniela Alves.

A entrada é franca e as apresentações em praças públicas são acessíveis em Libras – Língua Brasileira de Sinais.

SERVIÇO:

SANTANA DO PARAÍSO – 16 e 17 de Março 2023

Espetáculo A Máquina do Tempo

Dia 16/03/2023 – Bairro Cidade Nova – Praça Dr. Ronaldo de Souza – 19h30

Dia 17/03/2023 – Bairro Centro – Praça da Matriz – 19h30

Dia 16/03/2023 – Bairro Cidade Nova

Contação de Histórias – CMEI Cidade Nova ( manhã e tarde)

Workshop Danças Urbanas, Jogos Cênicos e Maquiagem – E. M Idalino Amâncio

Dia 17/03/2023 – Bairro Centro

Contação de Histórias, Workshop de Danças Urbanas, Jogos Cênicos e Maquiagem – E. M. José Dias Bicalho Filho

próximo artigoDebate sobre arte contemporânea abre Programa de Formação de Professores em Ipatinga
Artigo seguinteContadores abraçam campanha que é sucesso em Fabriciano no uso de recursos do Imposto de Renda