A Defesa Civil e todas as equipes de limpeza da Prefeitura de Ipatinga já estão nas ruas atendendo os pontos mais afetados na cidade em função do altíssimo e surpreendente volume de precipitação pluviométrica registrado na madrugada desta segunda-feira (2).

Apesar de todo o trabalho de prevenção realizado ao longo do ano pela administração municipal, alguns pontos como a avenida Brasil, no bairro Iguaçu, e áreas do bairro Bom Jardim, foram mais atingidos. 

Os canais de escoamento não comportaram o volume das enxurradas e a vazão das águas ficou comprometida nesses locais. Foram mais de 100 mm de chuvas em pouco mais de 1 hora, sendo que a previsão dos serviços de meteorologia era de apenas 12 mm para este dia. Diferentemente do que normalmente acontece, a chuva se concentrou mais na área urbana que nas zonas rurais, onde ficam as cabeceiras dos principais cursos hídricos do município, um fenômeno bastante surpreendente.

A Prefeitura está em campo dando total suporte à população, por meio das secretarias de Obras Públicas (Semop), Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e Segurança e Convivência Cidadã (Sescon). 

É importante ressaltar que não houve, até o momento, registro de ocorrências de maior gravidade. As equipes trabalham em ações de limpeza de ruas, desobstrução de bocas de lobo e atendimento às famílias que tiveram algum dano com o ocorrido.

DEFESA CIVIL

O Departamento de Defesa Civil atua em regime de plantão, atendendo a população 24 horas por dia. As chamadas de emergência e outras comunicações devem ser feitas aos números 199 e 3829- 8414.

Vale ressaltar que o tempo deverá permanecer instável pelos próximos dias e, assim, todos devem estar alertas, sobretudo nos locais considerados de risco.

próximo artigoCarro quase cai em galeria no bairro Esperança em Ipatinga
Artigo seguinteEx-tenista Navratilova é diagnosticada com câncer de garganta e mama