A Prefeitura de Ipatinga, por intermédio da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), reforça que estão abertas desde o último dia 3 as inscrições para o Concurso Público da Guarda Civil Municipal.

Outra ênfase dada pela Prefeitura é que as inscrições são recebidas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.imamconcursos.org.br. O valor da taxa é de R$ 95,00 e os interessados têm prazo até as 21h do dia 9 de novembro. Conforme já anunciado, o período para isenção do pagamento da taxa de inscrição encerrou-se no dia 5 de outubro.

O edital e os critérios para inscrição podem ser acessados no site da Prefeitura de Ipatinga (www.ipatinga.mg.gov.br), clicando no banner da Guarda Civil Municipal.

Após gerar e imprimir o boleto bancário para pagamento do valor da taxa de inscrição, o candidato deverá quitá-lo em qualquer agência bancária dentro do período permitido.

200 vagas

Segundo a Sescon, o início das atividades da Guarda Civil Municipal deve ocorrer já no próximo ano. A corporação contará com um total de 200 agentes, sendo 20% mulheres. As vagas serão ocupadas em duas etapas, sendo convocados, no primeiro momento, 80 homens e 20 mulheres. Destas vagas, cinco são destinadas a pessoas portadoras de necessidades especiais.

Após a fase de adaptação da primeira turma, será feita a convocação do restante.

Requisitos básicos

Para participar do concurso da Guarda Municipal de Ipatinga, os candidatos devem ter Ensino Médio completo, habilitação na categoria B e idade entre 18 e 45 anos.

“As etapas do concurso contarão com prova objetiva de múltipla escolha, prova de título, prova dissertativa, teste de aptidão física, exames médicos, psicológico, investigação social e curso de formação. O órgão público terá entre suas funções fazer patrulhas com o objetivo de prevenir e garantir proteção à população e ao patrimônio municipal. A corporação também irá apoiar as polícias Civil e Militar e demais forças de segurança”, explica Décio Camargos, secretário da Sescon.

Função da Guarda Civil Municipal

A Guarda Civil Municipal realizará Patrulha de Policiamento Comunitário, Patrulha de Proteção Escolar, Patrulha de Proteção à Mulher, Grupamento de Rondas Extensivas (ROMU), escolta de autoridades, serviço de formação e capacitação e missões especializadas. As patrulhas serão realizadas a pé, com uso de motocicletas e bicicletas.

O órgão contará com Base Móvel Comunitária, Banda de Música, Serviço de Inteligência e Comunicação Social.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (31) 3829-8477.

próximo artigoPlano de Saúde é uma das três prioridades do brasileiro
Artigo seguinteGeneral Braga Neto visita o Vale do Aço em ato de campanha