A prefeitura de Ipatinga, por meio de Departamento de Vigilância em Saúde(DEVS) está realizandouma capacitação sobre boas práticas higiênico-sanitárias para açougues.As palestras acontecem nesta quinta (1) e sexta (2), de 15h ás 18h, no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), com os temas: contaminantes alimentares; doenças transmitidas por alimentos, incluindo microbiologia da carne; manipulação higiênica dos alimentos; boas práticas; e embalagem e rotulagem.

Segundo o DEVS se inscreveram para participar dos cursos 59 profissionais que trabalham no ramo de açougue, em casa de carnes, supermercados do município e que realizam a manipulação de alimentos. “O objetivo principal desse curso é oferecer qualificação e informação a esses profissionais e, consequentemente, trazer mais segurança e confiança para o consumidor ao adquirir o alimento”, informa a diretora do departamento, Sâmela Iglesias.


Essa foi a primeira palestra realizada pelo setor, sendo que na próxima semana nos dias 8 e 9 de julho, novas palestras serão realizadas para o mesmo público.

Resolução

A palestras estão sendo realizadas em conformidade com a Resolução SES-MG nº 7123, de 27 de maio de 2020, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) divulga o Regulamento Técnico de Boas Práticas para estabelecimentos que realizam comércio varejista de carnes, em todo o Estado.

O documento estabelece as adequações necessárias para os açougues e supermercados que comercializam carnes. As penalidades elencadas na legislação podem ser desde advertência, apreensão ou inutilização do produto, interdição total ou parcial do estabelecimento e multa, dependendo da gravidade.

próximo artigoPara Rosa Weber, PGR não deve aguardar CPI para apurar caso Covaxin
Artigo seguinteAME O RAFA: União deposita valor para compra do remédio para compra do remédio mais caro do mundo