A Prefeitura de Ipatinga já identificou e autuou os responsáveis por dois furtos a mudas e placas de grama em áreas públicas do município. Ao todo, conforme o Departamento de Meio Ambiente, foram quase 300 mudas e mais de quatro metros de grama arrancados da rotatória recém-construída entre as avenidas das Nações e Itália, no bairro Cariru. Além de gerar uma punição administrativa de mais de R$ 60 mil, a delinquência poderá resultar em sanções penais e cíveis. O furto está catalogado no Código Penal e prevê uma pena de reclusão de um a quatro anos e multa.

“O município, através de denúncias e registros feitos pelos próprios moradores da região, identificou as pessoas que furtaram a vegetação e violentaram o paisagismo do equipamento público recentemente entregue à comunidade. As ocorrências aconteceram nos últimos dias 15 e 16 de agosto, sábado e domingo. Eles foram autuados segundo os termos da legislação ambiental, uma vez que nossas áreas verdes são de preservação permanente. E se essas notificações, após o prazo de defesa, se traduzirem em multas, os responsáveis deverão pagar um valor mínimo de R$ 60 mil, uma vez que a infração é considerada gravíssima”, adiantou o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Agnaldo Bicalho.

O titular da Sesuma ainda informou que a prefeitura promoveu um relatório completo sobre os fatos, que foi encaminhado à Polícia Civil para abertura de inquérito criminal. A Polícia Militar também registrou boletim de ocorrência.

“Essas pessoas podem responder criminal, administrativa e civilmente por seus atos. Temos que agradecer à população, que filmou as ações e ajudou na identificação. Lembramos que a rotatória, além de favorecer a fluidez no trânsito, colabora para melhorar o ambiente. Temos ali agora um jardim muito bonito, que só poderá continuar desta forma se cuidado por todos”, refletiu Agnaldo.

próximo artigoPolíticos de Trindade aparecem em investigação do Ministério Público sobre padre Robson
Artigo seguinteInter 1 x 0 Atlético-MG: Colorado sai na frente, segura ataque do Galo e assume ponta do Brasileirão