Prefeitura entrega base onde funcionará o Samu em Santana do Paraíso

Em cerimônia que contou com diversas autoridades, foi inaugurada a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santana do Paraíso, no domingo (14/11). A sede fica na avenida Getúlio Vargas, 265, no Centro, ao lado da 45ª Cia. da Polícia Militar. Essa base será operada pelo Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge). A autorização para o início dos atendimentos ainda depende de autorização do Estado. O imóvel pertence ao município e foi adaptado para abrigar dez profissionais, já aprovados em processo seletivo, que irão trabalhar em regime de revezamento, 24 horas, no atendimento das ocorrências. Antes do início da operação da base, esses profissionais serão capacitados. A entrega dessa base do Samu foi possível graças a recursos de emenda parlamentar destinadas pelo deputado federal Igor Timo e pelo deputado estadual Neilando Pimenta.

O prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, comemorou esse feito histórico para o município. “A base do Samu em Santana do Paraíso é uma reivindicação da população há mais de 10 anos. E, felizmente, no primeiro ano do nosso governo, conseguimos tornar esse sonho realidade. Estamos inaugurando essa base. É um prédio público, que foi adaptado conforme o padrão que o Samu precisa, com todos os equipamentos que são necessários, mas ressalto que a operação da base ainda depende de autorização da Secretaria de Estado da Saúde. Nossa expectativa é que até o final do ano a Secretaria dê essa autorização para, efetivamente, a base começar suas operações. A parte que cabia à Prefeitura, que é a estruturação da base, está pronta”, afirmou Bruno Morato.

Quanto à localização da base do Samu, o prefeito esclareceu que ela obedece a critérios técnicos, entre eles o tempo-resposta de até 30 minutos de qualquer região de Santana do Paraíso. “Neste momento, foi pactuado que nossa base do Samu também atenderia Mesquita, Joanésia e Braúnas, por isso foi dado preferência para essa base de Santana do Paraíso, até que a sede de Joanésia seja inaugurada. E vamos trabalhar para que isso ocorra nos próximos meses”, afirmou Bruno Morato.

Na inauguração da base do Samu, além de Bruno Morato, participaram o vice-prefeito de Santana do Paraíso, Oliveirinha, o diretor-executivo do Consurge, Narcelio Alves Costa, o deputado federal Igor Timo, além de vereadores, secretários e prefeitos da região.

próximo artigoIpatinga flexibiliza uso de máscara em local aberto
Artigo seguinteSenado do Chile rejeita impeachment de presidente Piñera