Índices de infestação vêm caindo sucessivamente, desde o início do ano. Quarto LIRAa de 2022 será apurado em novembro.

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Seção de Controle de Zoonoses, está realizando novas ações de prevenção e combate à dengue. Durante todo o mês de outubro, Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) estão percorrendo os bairros e escolas orientando e conscientizando a população sobre a importância da eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti). 

A Secretaria de Saúde realiza, durante todo o ano, campanhas de orientação e visitas a locais estratégicos para eliminar e retirar materiais que possam acumular água. Os progressos em relação a este trabalho deverão ser conhecidos no próximo mês. O município realiza entre os dias 7 e 11 o 4º LIRAa (Levantamento de Infestação do Aedes aegypti) de 2022, e a expectativa é baixar ainda mais os índices, que vêm apresentando sucessivas reduções.

Em janeiro, o primeiro LIRAa do ano apontou infestação de 6,1%. Já o segundo, realizado em abril, acusou 2,6%, e o terceiro, ocorrido em julho, fechou em 1,1%.  

A dengue é uma doença cujo período de maior transmissão coincide com o verão, devido aos fatores climáticos favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti em ambientes quentes e úmidos. Por isso, é essencial que os moradores das cidades intensifiquem as medidas de controle vetorial nesta época do ano.

“Medidas simples podem ser adotadas, como substituir a água dos pratos dos vasos de plantas por areia; deixar a caixa d’água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água”, enfatiza o diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Laressa Jane Almeida de Sá.

Como a população pode contribuir

A única forma de combater a dengue é eliminar o vetor (mosquito) transmissor do vírus. Por isso é tão importante a conscientização e o apoio da população. As ações que devem ser praticadas sempre são:

– Manter limpos os quintais e caixas d’água (que devem estar tampadas);

– Limpar as calhas das residências para evitar acúmulo de água de chuva;

– Colocar areia nos pratinhos de flores;

– Instalar telas finas nos ralos para evitar que o mosquito prolifere nesses ambientes;

– Guardar pneus, garrafas e qualquer outro tipo de vasilhame ou objeto que possa acumular água e se tornar criadouro;

– Caso a pessoa tenha contraído dengue, usar repelente durante o período dos sintomas para evitar a picada do mosquito e consequente transmissão para outras pessoas.

próximo artigoEm encerramento de ‘mega live’, Bolsonaro faz apelo a voto dos idosos
Artigo seguinteParcelamento do solo é tema de seminário na ARMVA