A previsão da Secretaria de Saúde é concluir o levantamento em três meses. Estima-se que o município tenha aproximadamente 26 mil cães e gatos.

A Prefeitura de Ipatinga, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, está realizando um censo animal para saber quantos gatos e cães vivem atualmente em domicílios do município. O intuito é mapear a população de animais de estimação e coletar dados mais concretos para que se possa realizar o planejamento das ações para controle de zoonoses, principalmente para a campanha de vacinação antirrábica.

O censo já está sendo realizado pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) durante a visita domiciliar de controle da dengue. Por meio de um questionário simples aplicado ao morador, o agente levanta a existência de animais (cães e gatos) no imóvel e obtém informações sobre idade, sexo, estado vacinal contra a raiva e se o animal é castrado ou não.

A Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas recebam os agentes em suas residências e respondam ao questionário. “Estamos aproveitando a visita dos agentes que já estão em campo fazendo o controle e combate da dengue para realizar esse levantamento. Nossos profissionais estão devidamente uniformizados”, explica a diretora do Departamento de Epidemiologia em Saúde, Laressa Almeida. 

População estimada
A previsão da Secretaria de Saúde é que todos os imóveis do município sejam visitados em três meses. Assim, a conclusão do censo animal deve acontecer em agosto. Estima-se que o número de cães domiciliados em Ipatinga, atualmente, seja de aproximadamente 26 mil. Os dados se baseiam em análise da série histórica de campanhas de vacinação antirrábica.

próximo artigoBanco de Alimentos de Ipatinga recebe mais de três toneladas de mantimentos arrecadados na Feiraço
Artigo seguinteUnileste oferta bolsas de estudo de até 100% durante toda a graduação