Ação objetiva especialmente garantir maior fluidez às águas no perímetro urbano, durante o período chuvoso

Como prevenção contra inundações e visando proporcionar maior fluidez ao principal curso hídrico do município, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga trabalhou, nos últimos dias, na limpeza de parte do leito e margens do ribeirão Ipanema. Apenas no trecho entre os bairros Canaã e Cidade Nobre foram retiradas 90 toneladas de materiais que influenciavam no represamento das águas – galhos de árvores, excessos de vegetação e entulhos. Entre objetos poluentes, foi encontrada grande quantidade de PET, copos e latas de alumínio.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente (Demam), Fernanda Freitas, salientou que a limpeza é benéfica sob todos os aspectos, não apenas como ação de segurança contra o transbordamento do ribeirão. Ela mencionou também questões estéticas e de saúde pública: “O serviço vem proporcionando um aspecto visual mais agradável e há, ainda, o fato de estarmos concorrendo para um ambiental saudável para todos. Devemos nos lembrar também que, com essa medida, estamos reduzindo os focos de dengue num momento que é propício à proliferação do mosquito transmissor”, observou.

Os serviços de limpeza são realizados especialmente por demanda do Departamento de Defesa Civil, em virtude da previsão de chuvas fortes e contínuas para a cidade nesta segunda quinzena de novembro. Eles são amparados por licença ambiental de órgão do Estado, a Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram), sendo avalizados ainda pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) e Conselho Gestor da APA – Área de Proteção Ambiental – Ipanema.

próximo artigoSantana do Paraíso participa da 16° Semana do Programa Na Mão Certa
Artigo seguinteÚltimo LIRAa de 2022 volta a acender alerta contra a dengue em Ipatinga