Prefeitura de Ipatinga presta contas do segundo quadrimestre de 2022

Em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, o governo de Ipatinga apresentou na manhã desta sexta-feira (30), no plenário da Câmara Municipal, o balanço sobre a execução do orçamento público da cidade referente ao segundo quadrimestre de 2022. A prestação de contas relativa ao período de maio a agosto foi acompanhada pela Comissão de Controle da Execução Orçamentária e Financeira do Legislativo, em audiência pública.

Como salientou o Controlador Geral do município, Diego Tuschtler, a publicidade dos números está em sintonia com a transparência de governo adotada pela atual gestão. “Nós temos um cronograma quadrimestral para cumprir, o que temos procurado fazer com muita responsabilidade e compromisso, levando ao conhecimento de todos dados importantes como a origem dos recursos e a execução do orçamento municipal”, explica.

O Executivo municipal tem se empenhado em aumentar a arrecadação, para assim manter o equilíbrio orçamentário e uma receita positiva na atual gestão. O total da receita apurada até o mês de agosto atingiu a cifra de R$ 773,6 milhões, pouco acima da meta de arrecadação prevista.

“Os investimentos também demonstram o cumprimento satisfatório, como pode-se observar na aplicação na Saúde, em 29,31%; com a manutenção e desenvolvimento da Educação, em 25,07%, antes de chegarmos ao fim do exercício; e na remuneração de profissionais da Educação Básica com recursos do Fundeb, alcançando 95,37%”, destacou o Controlador. Dessa forma, a dívida consolidada líquida se encontra negativa, e a disponibilidade de caixa é superior às obrigações financeiras, acrescentou Diego.

A audiência pública para prestação de contas do Executivo contou com a participação, na mesa de honra, dos vereadores Nivaldo Antônio e Hermínio Bernardo, membros da comissão especializada da Câmara, e técnicos da administração municipal.

próximo artigoSetembro teve menor incidência de SRAG desde início da pandemia
Artigo seguinteTelescópios indicam que o teste de defesa planetária da Nasa teve sucesso