A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), lançou nesta quinta-feira (24), no Centro de Referência de Assistência Social Território 2, no bairro Canaã, os cartões para benefício auxílio-alimentação e natalidade.

Até 2021, ambos os benefícios eram captados pelos usuários do serviço na forma de bens de consumo. Com a organização e confecção dos cartões, os beneficiários poderão definir quais itens comprar tanto para consumo alimentar como para montagem de enxoval.

“Em mais uma ação inovadora, a administração municipal adotou os cartões, justamente para que o cidadão tenha autonomia para decidir o que comprar tanto para a alimentação quanto para o atendimento ao seu recém-nascido. Muitas vezes, um item que constava no auxílio não era o que de fato a pessoa estava precisando, e a partir do momento que entregamos um cartão com um crédito, automaticamente estamos auxiliando e elevando o poder de compra deste usuário”, ressaltou o prefeito Gustavo Nunes.  

O secretário de Governo de Ipatinga, Roberto Soares, também enfatizou a importância do benefício. “Para balizar as políticas públicas prioritárias da atual administração, definimos quatro eixos, e entre eles está a Inovação e, principalmente, Cuidar das Pessoas. Daí tivemos a ideia de tornar este processo mais ágil e também  humanizado. Com esse sistema, a pessoa terá mais tranquilidade para buscar aquilo que realmente necessita”, disse.

Valores

Os valores concedidos nos cartões são de R$ 150 para o auxílio-alimentação, carga válida por 30 dias e renovável de acordo com a necessidade de cada beneficiário, e R$ 600 para o auxílio-natalidade.

“O cartão é um instrumento inovador para que se possa lançar mão, de forma mais prática, desse recurso que é destinado a cidadãos ou famílias em situação de vulnerabilidade social, concedido como política de assistência social no município”, comentou também a secretária de Assistência Social de Ipatinga, Jany Mara Bartolomeu.

próximo artigoManutenção no sistema elétrico da Estação de Tratamento de Água (ETA)
Artigo seguinteDouglas Souza se aposenta da seleção de vôlei “pela saúde mental”