Convênio foi habilitado a partir de emendas de vereadores e visa oferecer atendimento direto a famílias de crianças com TEA, além de mobiliar sede de instituição

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, oficializou nesta terça-feira (13) a destinação, por meio de Termo de Fomento, de R$ 210 mil ao Centro de Integração do Autista – CIA. A instituição assiste, desde 2012, famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e o recurso visa oferecer maior amplitude e abrangência aos atendimentos proporcionados.

O valor foi habilitado a partir de emendas impositivas aprovadas na Câmara Municipal, de autoria dos vereadores Daniel do Bem (PSD) e Nivaldo Antônio (PTC), e deverá ser aplicado pelo CIA até junho de 2023, conforme a finalidade estabelecida.

Participaram da assinatura simbólica do convênio o secretário de Governo, Matheus Braga; a secretária adjunta de Saúde, Glennia Louback; a presidente do Centro de Integração do Autista – CIA, Ivanete Freitas, e o vereador Daniel do Bem (PSD).

“O CIA atua no acolhimento aos pais e familiares de pessoas com o TEA e, vale ressaltar, até então, nenhuma outra gestão municipal havia estendido as mãos para a nossa causa. Com esse recurso, poderemos ampliar o nosso trabalho, assistindo também às crianças com tratamentos específicos, além de mobiliar a nossa sede”, comemorou a diretora-presidente da entidade.

“O governo Gustavo Nunes entende a causa do autismo como uma política pública de saúde. Recentemente, assinamos a ordem de serviço para implantação do  Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista – NATEA na cidade, que é mais um instrumento efetivo de apoio à pessoa com TEA”, destaca Glennia Louback, secretária adjunta de Saúde.

Localizado na rua Ponte Nova, nº 35, sala 101, Centro de Ipatinga, o CIA é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos.

NATEA

A causa autista tem sido tratada pelo atual governo ipatinguense como uma das prioridades na área de saúde. Neste sentido, no último dia 18 foi assinada a ordem de serviço para implantação, no município, do centro de referência especializado no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O propósito é que a unidade, que vai funcionar na rua Vitória, 85, Jardim Panorama (antiga UBS), seja uma referência em Minas Gerais, com total atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista – NATEA é uma reivindicação antiga de pais e familiares de pessoas que possuem o TEA. No local, que conta com 558 m² de área construída, serão investidos recursos de mais de R$ 1 milhão. Com 22 salas, na unidade os usuários receberão atendimento de uma equipe multiprofissional, integrada por psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, médico, nutricionista e terapeutas ocupacionais, entre outros.

O NATEA é destinado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA na faixa etária de um a 12 anos, sendo priorizadas as crianças até seis anos (embora os demais também possam ser acolhidos).  

próximo artigoCâmara prorroga prazo de prestação de contas de repasses da cultura
Artigo seguinteFrança bate Marrocos por 2 a 0, e final da Copa terá duelo entre Mbappé e Messi