Prefeitura de Fabriciano certifica empresas com Selo Verde

Onze empresas reafirmaram o seu compromisso ambiental durante a entrega do Selo Verde, em Coronel Fabriciano. A certificação, inédita no município, é uma iniciativa da Prefeitura. O objetivo é incentivar o desenvolvimento sustentável das empresas e da população como um todo. A solenidade aconteceu nesta terça-feira, 14 (Dia Nacional do Controle da Poluição Industrial).

O “Selo Verde” também atesta que a empresa obedece aos padrões da qualidade, proteção e preservação ambiental, sendo recomendada e indicada ambientalmente pelo município. “É uma certificação municipal que abre as portas para parcerias, facilita o acesso a outros mercados, tem apelo publicitário e o mais importante, reconhece as que estão realmente comprometidas com o desenvolvimento sustentável, em especial o ambiental”, destaca o prefeito.

Para receber o selo, a empresa precisa, por exemplo, fazer o tratamento ou a destinação adequada dos resíduos sólidos industriais; desenvolver política de coleta seletiva de resíduos e possuir licenciamento ambiental vigente. Ao todo, são 10 critérios, definidos por Lei Municipal 4.150/2017. No total, 70 empresas foram visitadas e outras 20 apresentaram a documentação para pleitear a certificação.

COMPROMETIMENTO
A adesão ao “Selo Verde” é voluntária e, para isto, basta efetuar o cadastro e receber o questionário sócio ambiental que deve ser respondido e entregue na Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente. A empresa que obtiver um grau de comprometimento igual ou acima de 70% estará apta ao recebimento. A certificação tem validade de dois anos, podendo ser renovado.

Mesmo com o compromisso ambiental explícito no nome e na cartela de produtos e serviços, a empresa “Solucionar Soluções Ambientais” fez questão de aderir ao “Selo Verde”. “A certificação traz mais credibilidade para a empresa. É uma atitude importante da Prefeitura de Coronel Fabriciano. São poucos os municípios que reconhecem e certificam as empresas que atuam em conformidade com a legislação ambiental e que realizam ações efetivas voltadas para a sustentabilidade”, destacaram Pedro Júnior e Fabiana Sposito, representantes da Solucionar.

COMPROMISSO AMBIENTAL
O “Selo Verde” integra o pacote de políticas públicas na área ambiental em curso pela atual administração. Hoje, o município desenvolve diversos projetos e ações efetivas, de maneira integrada, com foco na preservação dos recursos naturais, incentivo a produção e consumo mais conscientes. Nas escolas municipais, foi implantado o Cidadão Futuro, projeto focado em promover a reciclagem e economia da energia elétrica e água.

O município também é o primeiro do interior a filiar ao ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável que conecta mais de 1.500 cidades e regiões de diversos portes, em mais de 100 países. Fabriciano também integra o Programa Cidades Sustentáveis, reforçando o compromisso da cidade com a Agenda 2030 da ONU, Organização das Nações Unidas.

EMPRESAS CERTIFICADAS COM O “SELO VERDE”

  • Supang – Indústria e Comércio de Gêneros Alimentícios Ltda
  • Dinox Indústria E Comercio Ltda EPP
  • Posto Furacão Ltda
  • Tudobom Comercial Eireli
  • Freitas E Ferreira Participações Ltda
  • Solucionar Soluções Ambientais
  • Neves e Santos Fabricação e Distribuição de Cosméticos Ltda – Biovit
  • Magnesita Refratários S.A.
  • Granato Muros E Pré-Moldados Indústria E Comercio Ltda
  • Univale Transportes Ltda
  • Premialy Indústria E Comercio De Alimentos Ltda