Prefeitura amplia ações do projeto Pomares Urbanos

OS MORADORES mostram ao prefeito as melhorias já feitas no espaço que antes servia como depósito de lixo e entulhos

Novas áreas públicas comumente utilizadas para lançamento indevido de lixo e entulho deverão ser transformadas em pomares urbanos, com a responsabilidade da comunidade de ajudar a conservar. Na manhã desta última quinta-feira (30), somando-se a um esforço preservacionista que já tem sido feito pelos próprios moradores, um dos pontos que deverão receber atenção especial da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), no Residencial Ayrton Senna, foi visitado pelo prefeito Nardyello Rocha.

A área fica na esquina das ruas José Carlos Pereira e Thiago Machado. Uma das moradoras, que reside em frente ao terreno, contou que há cerca de um ano e meio, incomodada com a sujeira acumulada no local, resolveu por si mesma começar a fazer a limpeza.

Benedita Siqueira, conhecida na comunidade como “Dona Bizinha”, relatou ter colocado mesas e assentos fixos no espaço, construindo ainda um jardim e uma horta. O ponto ganhou até um viveiro de pássaros e se tornou ponto de encontro dos moradores. Para facilitar a irrigação das plantas e ajudar a manter protegido o lugar, ela agora solicitou da prefeitura a instalação de uma caixa d’água.

O prefeito se comprometeu a atender o pedido e, ainda, considerando a falta de iluminação no local, antecipou que vai providenciar postes e luminárias de LED, além de dotar o terreno de uma academia ao ar livre. Também será plantado o pomar, que já é um projeto que vem sendo executado em toda a cidade.

Prefeitura amplia ações do projeto Pomares Urbanos
COM FARTA vegetação, a área pública ganhou até mesmo uma pequena horta

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Gilmar Luciano Alves, explicou como funciona o Pomar Urbano:

“Esse já é um dos projetos principais da atual administração para melhorar a paisagem urbana da cidade. A orientação é para que em todas as áreas degradadas a Prefeitura, após realizar a limpeza, dê suporte aos moradores que compreendam a necessidade e se comprometam em cuidar delas. As mudas de árvores frutíferas são fornecidas pelo Viveiro Municipal e engenheiros ambientais orientam o plantio”, detalhou.

Dona Bizinha acrescentou: “Comecei a cuidar desse espaço juntamente com meu marido, primeiro pensando apenas em limpar a frente da minha casa. Mas depois percebemos que o cuidado ajudava também a expulsar animais peçonhentos, que já estavam invadindo as residências ao redor. Agora, estamos ainda mais esperançosos quanto à real adoção do lugar pelos frequentadores, já que vamos dispor de outros benefícios”.

“Preocupados com o avanço da dengue, chikungunya, zika, entre outras questões de saúde pública, nós estamos realizando um trabalho intensivo de limpeza da cidade e já computamos a retirada de mais de 60 mil toneladas de lixo e entulhos, mas vamos cobrar da população que não suje. Estamos fazendo nossa parte e incentivamos a comunidade a denunciar anonimamente os infratores, pelo telefone 156. A cidade é de todos e precisamos trabalhar juntos para tê-la como fonte permanente de bem-estar”, disse o prefeito.