Prefeitura alerta moradores sobre medidas preventivas em período chuvoso

A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, por meio da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, faz um alerta aos moradores sobre o período chuvoso, previsto anualmente entre os meses de outubro e março. A Defesa Civil do município já tem traçadas as estratégias para caso de alagamentos em vias públicas e/ou outras intercorrências.

A administração municipal já vem realizando desde o mês de agosto ações preventivas como limpeza, desobstrução e desassoreamento de córregos de pelo menos 10 bairros. Além disso, várias obras foram realizadas para construção de redes de drenagem pluvial, resolvendo problemas antigos como alagamentos em algumas vias públicas. Contudo, há a preocupação, principalmente, com movimentação irregular de terras.

“É necessário ter uma licença pra ver onde essa terra vai ser descartada de forma correta e se ela vai colocar em risco a residência que está em torno dela. Caso esse local não esteja com a licença certa, ele é passível de multa, então qualquer munícipe pode entrar em contato com a prefeitura denunciando essas movimentações de terras irregulares”, explicou o secretário de Obras, Gilberto Ramos.

O secretário também fez um alerta quanto aos entulhos e massas de concreto realizadas em via pública, assim como as queimadas que ocorreram em meses anteriores. “Esse material vai para as redes pluviais, solidificam e prejudicam também o escoamento da água”, completou. Quanto à limpeza dos córregos, a prefeitura pede a colaboração da população para mantê-los limpos, evitando o plantio de pé de banana e o lançamento de folhagens e lixos dentro do corpo de água.

ESTRATÉGIAS

Em caso de alagamentos, a Defesa Civil trabalha com três critérios: emergência (bloqueio de vias de forma imediata com equipe de plantão), urgência (trabalho de limpeza ou desobstrução de uma grande quantidade de material que atrapalha o trânsito) e manutenção (serviço realizado em caso de transtorno de menor gravidade, como os barros que ficam em via pública).

próximo artigoMulher é presa com 70 kg de maconha em Ipatinga
Artigo seguinteCaminhoneiros insatisfeitos com o resultado da eleição fecham rodovias em todo país