Prefeito de Ipatinga visita obras do bloco cirúrgico do HMIe Ceac no Novo Centro

O prefeito Nardyello Rocha visitou, na manhã desta quarta-feira (30), as obras do bloco cirúrgico, em andamento no Hospital Municipal de Ipatinga. Acompanhado de técnicos das secretarias de Obras Públicas e Saúde, o chefe do poder Executivo pôde fiscalizar de perto o avanço da edificação, que já se encontra em fase de acabamento.

Com área total de 518,14 metros quadrados, o bloco cirúrgico terá quatro salas, sendo três para cirurgias de médio porte e uma para grandes intervenções. Por falta destas instalações, de extrema necessidade para o município, há anos os procedimentos eram realizados inclusive em inúmeras cidades menores que um único bairro da cidade. Nada menos que 20 cirurgias eletivas e de urgência que também geravam muitas despesas extras para os cofres municipais, poderão ser realizadas diariamente, o que possibilitará zerar em quatro meses uma fila de espera de aproximadamente 1500 pessoas. A previsão para a conclusão da obra é o mês março de 2021.

O bloco contará ainda com sala de recuperação anestésica com seis leitos, além de entrada separada para pacientes egressos das cirurgias, vestiários para funcionários e pessoas atendidas.

O prefeito comemorou o avançado estágio de execução da obra. “Estamos fechando nosso mandato tendo a certeza de que deixamos um legado importante para a cidade nessa área tão delicada que é a saúde. Com esta obra, estamos realizando mais um sonho antigo, acalentado há várias décadas pela comunidade. Um investimento de quase R$ 3 milhões na parte estrutural, sem contar os equipamentos, com custo avaliado em quase R$ 2,5 milhões e cujas aquisições já foram realizadas”, disse Nardyello.

CEAC

Outra obra visitada pelo prefeito foi a do Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 (Ceac), no local em que funcionou o antigo restaurante popular, no Novo Centro. A edificação – que por questões técnicas e operacionais já não pode ser utilizada para o propósito original – está sendo adaptada à nova finalidade na área de saúde e deverá cumprir esta função até que a vacina contra o Coronavírus esteja ao alcance da população.

O Ceat, que será todo climatizado, irá contar com seis consultórios médicos, laboratório, farmácia, sala de observação, copa, banheiros, sala de telemedicina, vestiários e salas de reuniões. O Centro de Atendimento está sendo viabilizado com recursos advindos do Ministério da Saúde e destinados exclusivamente a ações relacionadas com a Covid-19.

“Esta é outra obra para a qual deixaremos recursos em caixa visando à sua conclusão. E, mais que isso, após a pandemia, poderá ser usada para uma destinação diferente. Idealizamos para o mesmo espaço, futuramente, um centro para cuidar da saúde da mulher”, concluiu o prefeito.