Município aprovou em 2022 lei própria para debater o tema e combater o preconceito

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza de 18 a 24 de março a Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre o Trissomia do Cromossomo 21, Síndrome de Down. A semana foi instituída por meio da Lei 4.345, sancionada pelo prefeito Gustavo Nunes em abril de 2022.

21 de março é o Dia Internacional da  Síndrome de Down. Em alusão à data, nesta terça-feira (19), 40 alunos com T21, juntamente com os pais e outros familiares, foram convidados para uma roda de conversa e um momento interativo chamado “Café com amor”. O evento foi realizado na Escola Municipal Altina Olívia Gonçalves, no bairro Iguaçu, e reuniu também diretores das unidades escolares.

A proposta deste encontro foi estreitar laços de parceria e afeto, indispensáveis no desenvolvimento dos alunos com Síndrome de Down. A roda de conversa também serviu para debater a necessidade de  desafiar os preconceitos sobre o tema, estigmas que os cercam, e promover a inclusão e a autonomia, fundamentais no desenvolvimento das potencialidades de cada pessoa.

A rede municipal de ensino de Ipatinga abraçou a campanha “Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo”, tema deste ano do Dia Internacional da Síndrome de Down.

A intenção é mostrar a importância de compreender as individualidades e singularidades das pessoas com Síndrome de Down e valorizar as potencialidades e habilidades que podem ser desenvolvidas mediante a oportunidade.

próximo artigoPolícia Civil divulga estatísticas sobre violência de gênero na região de Ipatinga
Artigo seguinteElon Musk confirma uso de anestésico potente para tratar ‘ânimo negativo’

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here