Serviços começam também nos próximos dias nos bairros Vila Celeste e Chácaras Madalena. Verbas foram captadas junto à Fundação Renova em compensação ao desastre de Mariana em 2015.

As obras de construção de uma nova rede de esgoto para atender ao bairro Horto, aguardadas há anos pela população em função do grande boom de construções experimentado pelo núcleo residencial, tiveram início na manhã desta terça-feira (7).Máquinas da empresa vencedora da licitação iniciaram as intervenções pela rua Palmeiras.

O novo projeto de coleta e tratamento de esgotopara o município, elaborado pela atual Administração, recebeu sinal verde do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) no mês passado. Obras de saneamento igualmente importantes serão iniciadas nos próximos dias nos bairros Vila Celeste e Chácaras Madalena, solucionando problemas também históricos nestas regiões.

As intervenções representam um investimento de cerca deR$ 6 milhões, sendo quase R$ 2 milhões para o bairro Horto. Osrecursos são oriundos daFundação Renova,como compensação por danos provocados pelo acidente ambiental ocorrido em Mariana, em novembro de 2015, em cidades da bacia hidrográfica do Rio Doce.

O BDMG é o responsável por realizar a gestão dos recursos destinados pela Renova aos municípios atingidos pelos efeitos do rompimento da barragem da Samarco. Sem a aprovação da instituição de crédito, nenhum município está autorizado a iniciar as obras. A qualidade do trabalho técnico desenvolvido em Ipatinga permitiu que a cidade estivesse na vanguarda da aplicação das verbas compensatórias.

O prefeito Nardyello Rocha destaca a importância das intervenções no município, valorizando os servidores que trabalharam para a disponibilização do recurso. “Nós queríamos fazer um lançamento para essa obra da forma que ela realmente merece, com toda a comunidade e lideranças. Entretanto, por conta do Conoravíruso momento não permite. Mas isso não diminui o grande significadodesse investimento para a sociedade. Dos 40 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo situados na calha do rio Doce, somos um dos primeiros, senão o primeiro, a conseguir autorização para utilizar um recurso desta magnitude. Isso mostra a dedicação e a capacidade técnica de todos os servidores que participaram desse processo. Além de submeter osprojetosexecutivos ao BDMG, tivemos que colocar também nosso processo licitatório sob análise do banco. Após esse processo, enfim recebemos a autorização para o início das obras, o que estamos fazendo nesta terça-feira”, informou.

Esgoto e asfalto

Ponto de partida das obras de saneamento, há anos os moradores e comerciantes do bairro Horto são assolados por um problema crônico causado pelo lançamento do esgoto junto à rede de escoamento pluvial. O número elevado de construções verticais no bairro ampliou ainda mais os problemas sanitários na comunidade. “Além de conviver diariamente com o mau-cheiro exalado pelas bocas de lobo, proveniente do esgoto doméstico, em períodos chuvosos há também o transbordamento de todo o efluente coletado”, detalhou o prefeito.

No local, a Prefeitura de Ipatinga irá investir na instalação de rede coletora de esgoto. Serão atendidas as ruas Jacarandá, Jequitibá, Ficus, Eucaliptos, Cedro, Caviúna e Palmeiras, além da avenida Castelo Branco. Entre as ruas Jequitibá e Palmeiras haverá uma Estação Elevatória para receber e bombear o esgotamento sanitário até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)do Amaro Lanari.

Após as obras de saneamento, o bairro receberá o recapeamento das ruas e avenidas por meio do programa ‘Nova Ipatinga’.

fonte: PMI

próximo artigoParaíso decreta ponto facultativo na quinta-feira
Artigo seguinteAtividade física e Conhecendo a Usiminas em pauta no “Em Casa com Instituto Usiminas”