PMI inicia a integração de alunos da rede municipal com campus da IFMG

Foto: Reprodução

Como proposto pelo prefeito Nardyello Rocha logo na inauguração do Campus Avançado da instituição, no início de julho, no Morro do Sossego, a Administração municipal de Ipatinga iniciou nesta segunda-feira (20) um trabalho de integração dos alunos da rede municipal de ensino com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A intenção é familiarizar os estudantes com o ambiente técnico e científico do estabelecimento educacional, que oferece a oportunidade de vários cursos gratuitos, inclusive de Engenharia Elétrica.

Além da gratuidade dos cursos técnicos e superiores, o Instituto Federal de Minas Gerais garante provisão de transporte e alimentação aos estudantes necessitados, que são admitidos em seleção, por meio de notas do ENEM e SISU e provas específicas, no final do ano. Os candidatos ao curso superior devem ter concluído o Ensino Médio. Em 2019 deverá ser iniciado o Curso Técnico Integrado, aberto aos concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental.

120 ALUNOS

A atividade iniciada nesta segunda é chamada de Curso Preparatório Pré-IFMG, sendo direcionada especialmente aos alunos da rede pública municipal. Estudantes de escolas estaduais e mesmo particulares, inclusive de outras cidades, poderão ser admitidos em seleção, num futuro próximo. Nesta primeira etapa, foram selecionados 120 alunos pela Secretaria Municipal de Educação. Eles foram divididos em quatro turmas de 30 alunos cada, com previsão de aulas duas vezes por semana, no período de 13h às 17h30. Duas turmas foram recebidas nesta segunda-feira e outras duas estarão nas salas de aula na próxima quarta (22). A participação nas aulas inaugurais também é aberta aos pais dos alunos.

Na avaliação de Júlio César de Souza, da Coordenação Pedagógica do IFMG, foi bastante satisfatória a presença de alunos na aula inaugural, que contemplou escolas municipais de diferentes bairros do município. Na ocasião, foram repassadas informações sobre o funcionamento do curso preparatório, sobre o exame de seleção para ingressar no IFMG e outras orientações importantes.

Fonte: PMI