A Prefeitura de Ipatinga confirmou nesta-quarta-feira (20), por meio da Procuradoria Geral do Município), a concessão de autorização para prorrogação, por 15 anos, do contrato de comodato com o Instituto Atos, responsável pela gestão do Centro de Convivência do Bairro Imbaúbas. Os diretores da instituição que teve a iniciativa de recuperar e cuida atualmente do espaço público trataram do assunto em reunião com técnicos da Proger, realizada na sede do Executivo.

A relevância dos serviços de esporte, cultura e lazer prestados no local nos últimos anos, além de o Instituto preencher todos os requisitos legais, foram os principais elementos considerados para a manutenção do acordo. 

Embora tenha suspendido temporariamente os trabalhos e eventos na área, por conta da pandemia da Covid-19, o Instituto Atos atende no espaço, em circunstâncias normais, cerca de 350 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, de todos os bairros de Ipatinga. 

Sem custos para os participantes, são oferecidas diariamente, no local,  atividades esportivas como futebol, jiu-jitsu e balé.

Com monitores, o futebol recreativo, por exemplo, atende crianças de 3 a 8 anos. A partir daí, elas participam do futebol de formação. Os interessados podem se inscrever a partir das redes sociais do Instituto Atos, no Facebook e no Instagram.

Ao assinar a cessão de comodato, o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, enfatizou mais uma vez a importância de se investir em esporte e lazer. “Em nossa gestão, que tem pouco mais de 20 meses, realizamos investimentos em diversos setores em todo o município, sobretudo em muitos que estavam abandonados há tempos”.

Investindo no Esporte

O prefeito lembrou ainda que 17 quadras poliesportivas estão sendo reformadas ainda em 2020. Dessas, cinco já estão prontas, com duas delas atendendo a 400 crianças carentes, por meio do projeto “Bom de Bola, Dez na Escola”, com a parceria da Usiminas. Em outras três, as obras já estão em andamento.

“Acrescento ainda a revitalização do Centro Cultural e Esportivo 7 de Outubro, os convênios com a Liga de Desportos de Ipatinga e a Liga Ipatinguense de Esportes Especializados. Prefiro investir em políticas voltadas para o esporte e a recreação, em todas as faixas etárias, do que ter que gastar mais à frente com clínicas de recuperação de drogas para jovens ou para cuidar da saúde de idosos, que muitas vezes têm complicações por conta do sedentarismo. Essa é a marca desse governo. Por isso pedi aos setores responsáveis da Prefeitura para cuidar dessa cessão de comodato ao Instituto Atos com carinho. Um espaço público que atende a 350 pessoas e que trará inúmeros benefícios, bem melhor do que se estivesse abandonado como antes”, resume o prefeito Nardyello Rocha.

próximo artigoPrograma da Usiminas contabiliza 4.500 nascentes recuperadas na região Leste do Estado
Artigo seguinteAulas da rede municipal de Ipatinga devem voltar em junho em modo não presencial