A Operação Natalina e Férias Seguras termina no dia 31 de janeiro do próximo ano. Foto: divulgação

A Polícia Militar em Ipatinga lançou na sexta-feira (23/11), na Praça 1º de Maio, no Centro da cidade, a Operação Natalina e Férias Seguras, que termina no dia 31 de janeiro do próximo ano. O objetivo é intensificar o policiamento e coibir a ação de infratores durante esse período de compras de final de ano e férias escolares, conjugado com o pagamento do 13º salário, em que se verifica um expressivo aumento na circulação de pessoas e movimentações comerciais.

De acordo com o Chefe da Seção de Planejamento Estratégico do 14º Batalhão, Capitão Fábio José Castro Oliveira, na primeira fase da operação o foco é voltado para o policiamento a pé. “Essa modalidade de patrulhamento será realizada de forma sistêmica nas áreas de maior concentração de pessoas, e que a PM avalia como locais propensos a registros de ocorrências de crimes contra o patrimônio”, evidencia.

Conforme o oficial, no mês de janeiro, na segunda fase da operação, será dada continuidade ao patrulhamento de rotina, entretanto, haverá uma prioridade na distribuição das viaturas pelos bairros, tendo em vista o grande número de pessoas que optam por viajar nesse período. “O planejamento é traçado justamente para evitar os delitos. A PM fortifica o contato com as redes de vizinhos protegidos, e também aumento esse policiamento nos bairros”. É importante ressaltar que todo o efetivo administrativo do 14º Batalhão e 12ª Região de Polícia Militar estarão reforçando o policiamento, durante todo o período em que a Operação Natalina e Férias Seguras estiver ocorrendo. Portanto, quando for as compras procure tomar algumas medidas preventivas, que podem ser simples, mas que ajudam a coibir a ação de infratores.

Segue algumas dicas que podem auxiliar a comunidade no dia a dia:

  • Procure andar sempre com a bolsa a frente do corpo.
  • Evite andar com o smartphone no bolso de trás da calça.
  • Não fique com as duas mãos ocupadas com sacolas.
  • Se estiver acompanhado de alguma criança é importante que ela esteja com alguma identificação, já que esse é um período de grande fluxo de pessoas nos centros comerciais.
  • O comerciante deve ficar atento nos períodos em que o estabelecimento estiver muito movimentado, para evitar um possível furto de mercadoria

Fonte: PM

próximo artigoConsumidores antecipam compras para o Natal com a Black Friday
Artigo seguintePrefeitura de Santana do Paraíso decreta estado de calamidade financeira