Pedestres e condutores de veículos ganham mais segurança nos cruzamentos

O consumo de energia após a troca de luminárias chega a ser reduzido em até 40%

Numa ação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), a Prefeitura de Ipatinga tem atuado em várias frentes para modernizar a estrutura de trânsito da cidade, visando proporcionar maior segurança para pedestres e condutores de veículos. Nesta quinta-feira (2), o cruzamento da rua Graciliano Ramos com av. Simon Bolívar, no bairro Cidade Nobre, um ponto de alto fluxo de tráfego, ganhou uma sinaleira com contagem regressiva para melhor orientação dos transeuntes. Além disso, as lâmpadas halógenas dos semáforos foram substituídas por luminárias de LED.

Realizando uma inspeção no local, juntamente com o secretário Gilmar Luciano Alves, o prefeito Nardyello Rocha explicou que a implantação de um instrumento de contagem de tempo para abertura e fechamento do sinal na confluência destas duas vias urbanas é necessária por uma série de razões: “Este é um corredor de trânsito muito congestionado, usado por pessoas que se deslocam não apenas dentro do bairro Cidade Nobre, mas também em direção ao Canaã, Caçula, Esperança, Bom Jardim e Ideal, entre outros. Além disso, é a região onde ficam a Suplan, o clube Ipaminas, uma unidade da faculdade Pitágoras, a escola municipal Padre Bertollo, o Hospital Municipal, com movimentação diária de crianças, inúmeros ciclistas e pedestres. Com a visão clara do tempo de que dispõem para atravessar a pista, os riscos de acidentes serão menores”.

Quanto à substituição das lâmpadas dos semáforos, o titular da Sesuma, Gilmar Luciano Alves, acrescentou que ela tem sido realizada em toda a cidade, não apenas por significar maior qualidade de iluminação. “Há os aspectos funcionais e de economicidade. As trocas de luminárias vão ser menos frequentes, já que esta nova tecnologia assegura uma durabilidade de 50 mil horas. E o consumo de energia chega a ser reduzido em até 40%. Significa investir o recurso público com mais critério”, resumiu.

motociclista
Boa luminosidade e modernidade foram os benefícios observados pelo motociclista José do Carmo ao passar pelo cruzamento onde acontecia a troca de semáforos

Ao passar pelo cruzamento durante o momento da troca das luminárias, o motociclista José do Carmo, morador do bairro Esperança, destacou que toda mudança que gera melhoria é bem-vinda para a população. “Eu já havia visto esse modelo de semáforo com led em cidades grandes onde passei. É bem moderno e até de dia a gente observa que a luminosidade deles é melhor para os motoristas e pedestres”, comentou.

Sinalização horizontal

Outro trabalho de sinalização de trânsito que vem acontecendo é a revitalização das pinturas de solo, que abrange diversas vias, especialmente em pontos próximos de escolas municipais. O serviço envolve revitalização das faixas de pedestres, legendas de ‘PARE’, faixas de retenção e demarcação de eixos de pista.

Atendendo a um pedido da comunidade do bairro Veneza, nesta semana, os profissionais do Departamento de Trânsito realizaram uma alteração de sentido de circulação na rua Manaus, que fica entre os quarteirões das ruas Santarém e Niterói, transformando a via de mão dupla em mão única. A melhoria trará maior fluidez ao trânsito na região.