Parque Ipanema recebe programação especial voltada para integração de autistas

Para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, a Prefeitura de Ipatinga está organizando várias atividades em sintonia com os adeptos do Centro de Integração dos Autistas. A abertura oficial da Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo está programada para o próximo sábado (2), às 14h, no Parque Ipanema. A partir de domingo (3) e até o dia 7 de abril, a quinta-feira seguinte, acontecerão blitzen educativas com a finalidade de dar maior visibilidade à causa.

Promovido pelo Executivo, o evento de sábado tem como público-alvo principal os pais, responsáveis e crianças com autismo. Estão previstas atividades como oficinas de musicalização, apresentação da Escola Municipal de Música e Canto Tenente Oswaldo Machado (TOM), além de cerimônia de regulamentação da lei de criação do “Selo Empresa Amiga do Autista”, destinada a homenagear estabelecimentos empresariais que adotem política interna de inserção no mercado de trabalho de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Além de autoridades do Executivo e Legislativo municipal, deverão participar, entre outros, associações e instituições de ensino, com foco na promoção da inclusão, diversidade e cidadania, pressupostos defendidos pelo atual governo.

Governo inclusivo
O prefeito Gustavo Nunes salienta que o evento está sintonizado com uma das diretrizes mais relevantes estabelecidas pela gestão municipal. “Entre as nossas políticas públicas essenciais está o pilar de Cuidar das Pessoas. Ao longo desse último ano, desenvolvemos importantes frentes de trabalho nesse sentido e, especificamente em relação à causa dos autistas, que constituem um contingente representativo da população local, viabilizamos ações em diferentes áreas de atendimento, algumas delas oficializadas por meio de projetos de lei”, destacou.

O secretário de Governo Robertinho Soares, que tem contribuído na construção de políticas públicas voltadas às causas autistas, enfatiza que “o apoio efetivo à causa autista, com demonstrações visíveis e concretas, que vão além de simples discursos, é um elemento que se soma à proposta do Governo Municipal em promover e gerenciar iniciativas que atendam crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos em situação de vulnerabilidade social”.

“É tarefa também do poder público – acrescentou – gerar multiplicadores, orientar os diretores das instituições educacionais e demais unidades técnico-administrativas e pedagógicas do município quanto à implementação da legislação referente à inclusão e diversidade em nossa cidade”.

próximo artigoTaxa de desemprego fica em 11,2% em fevereiro
Artigo seguinteIpatinga anuncia oferta de mais de 16 mil procedimentos oftalmológicos