Mesmo diante de uma das maiores crises enfrentadas, a Prefeitura de Santana do Paraíso realizou mais de 80 cirurgias de cataratas no mês de dezembro de 2018.  Muitos pacientes aguardavam pela cirurgia desde 2013. A ação da Secretaria de Saúde zerou a fila de espera. Foram sete viagens realizadas para as cidades de Mateus Leme, Mutum, Rio Piracicaba e Sabinópolis, onde as cirurgias foram realizadas.  

O que é?

A catarata e um processo de opacificação do cristalino, que é uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Essa lente (cristalino) é normalmente clara e transparente. Com o aparecimento da catarata, ela se torna opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho.
O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, não existindo colírios ou óculos que eliminem a doença. A catarata é responsável por 20 milhões de cegos no mundo, e no Brasil 350 mil pessoas apresentam cegueira por conta da doença. No entanto, a perda de visão é reversível com a cirurgia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso

próximo artigoMenor é apreendido por tráfico de drogas em Ipatinga
Artigo seguinteFabriciano participa da campanha “Janeiro Branco” em favor da saúde mental