Os atendimentos recebidos pela Ouvidoria são de solicitações, denúncias, sugestões, elogios, reclamações e agradecimentos (Foto: divulgação/ PMI)

Canal aberto de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura, a Ouvidoria Municipal de Ipatinga baseia-se nos princípios do diálogo e da transparência para que os moradores possam se manifestar sobre os agentes públicos e os serviços prestados no município. 

O setor atende demandas pontuais. Segundo o controlador geral do município Diego Tuschtler, “a repartição funciona como um instrumento que indica as principais manifestações dos moradores, permitindo identificar e corrigir fragilidades e aprimorar as políticas públicas de atendimento aos munícipes”. 

Os atendimentos recebidos pela Ouvidoria são de solicitações, denúncias, sugestões, elogios, reclamações e agradecimentos. 

As mensagens, que podem ser identificadas ou não, são sempre encaminhadas às Secretarias Municipais. Após analisadas e respondidas, o Ouvidor realiza um contato com o solicitante para os devidos esclarecimentos, seja por e-mail, telefone ou, quando necessário, pessoalmente.

Como se comunicar com a Ouvidoria

Das 8h às 18h, as solicitações podem ser feitas pelo 156 ou 3829-8159, que recebe apenas chamadas por telefone fixo. O 0800 283 3661 é apenas para chamadas de celular. Pelo site da Prefeitura (www.ipatinga.mg.gov.br), o cidadão deve clicar no ícone 156, no canto superior direito. Por esse canal pode-se anexar fotos, vídeos e documentos.  

Já no horário de 12h às 18h, o cidadão poderá deixar pessoalmente sua solicitação na Ouvidoria, que fica no 2º andar do prédio da Prefeitura de Ipatinga, ou contatar pelo 3829-8282 o serviço específico da Secretaria Municipal de Saúde quando o assunto se relacionar à área. 

Ao enviar a solicitação, em qualquer um dos canais, o cidadão deve solicitar o número do protocolo, que deverá ser utilizado para acompanhar o andamento de sua demanda.

Em cada processo, no caso de reclamações, solicitações e denúncias, a Ouvidoria indica a providência a ser adotada já no primeiro encaminhamento feito à Secretaria responsável. 

Ainda de acordo com Diego, as Secretarias Municipais buscam atender as solicitações o mais rapidamente possível. Quando isso não ocorre ou o processo administrativo é devolvido sem solução, a Ouvidoria promove uma nova tramitação, indicando a providência a ser adotada e a fundamentação para que o setor envolvido promova a regularização. 

No caso de irregularidade administrativa ou funcional, um processo administrativo autônomo é aberto, inclusive para apurar questões disciplinares. 

próximo artigoComitê de combate às arboviroses reforça cuidados preventivos em Ipatinga
Artigo seguinte2ª etapa do Circuito Vale do Aço de Judô ocorre no sábado, na Usipa