O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Após o começo do sucesso da campanha Outubro Rosa, surgiu, em 2003, um movimento internacional conhecido como Movember (uma mistura entre as palavras mo — diminutivo de moustache, ou seja, bigode — e november, que significa novembro). Ele falava sobre uma série de problemas de saúde relacionados ao público masculino.

No Brasil, ele recebeu a roupagem de Novembro Azul e também tem sido uma importante ferramenta na conscientização desse grupo contra outra doença altamente perigosa, o câncer de próstata, bem como outras doenças que acometem os homens.

A união das duas campanhas surgiu para enfatizar que o autocuidado e o diagnóstico precoce aumentam as chances de cura. Conscientizar as mulheres e os homens, que são mais resistentes aos exames preventivos, é um passo fundamental para aumentar o rastreio de doenças como o câncer. Assim, é possível tratá-lo com muito mais eficácia, permitindo, também, uma vida completamente saudável para o paciente.

Outubro Rosa e Novembro Azul são campanhas essenciais para a qualidade de vida da população mundial. Elas auxiliam diretamente na conscientização das pessoas acerca de dois dos principais tipos de câncer, contribuindo para que homens e mulheres saibam como se prevenir contra essas doenças.

Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama Tudo sobre o Novembro Azul

próximo artigoAberto da Austrália hesita sobre atuação de tenistas não vacinados
Artigo seguinteCorregedor pede ao STF compartilhamento de provas sobre fake news