O animal foi capturado no dia nove de janeiro em uma escola do bairro Caravelas (Foto: Marcele Pena/ Usipa)

O Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) entregou a onça-parda, recém-capturada em uma escola do bairro Caravelas, em Ipatinga, no dia nove de janeiro, ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) para realização da soltura. O animal estava em boas condições de saúde e foi mantido em cativeiro até que o órgão ambiental encontrasse um local adequado para sua sobrevivência.

De acordo com o responsável técnico pelo Cebus, o médico-veterinário Lélio Costa e Silva, o animal estava em boas condições de saúde e recebeu alimentação semelhante à encontrada na natureza. “Nosso objetivo era proteger a vida deste animal encontrado em área urbana. Em cativeiro, asseguramos que o animal fosse aliviado do estresse que passou e alimentado. Interferimos o mínimo possível na onça, mas pudemos constatar que se tratava de uma jovem fêmea”, relatou.

O local selecionado pelo IEF para soltura não é revelado para a segurança do próprio animal. Os animais acolhidos e devolvidos à natureza fazem parte do Programa de Reabilitação da Fauna Sem Lar, desenvolvido em parceria com Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (ARPAVA), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Polícia Militar Ambiental e a Usiminas. Pelo programa, os animais são recebidos, tratados, reabilitados e encaminhados para a soltura, sempre orientada e acompanhada pelo IEF.

próximo artigoSaiba os riscos causados pelo vírus HIV
Artigo seguinteFestival de Verão apresenta novas atrações de teatro, música e dança