Obras ampliarão a oferta de água tratada a moradores de Timóteo

foto: Copasa

As obras a serem realizadas pela Copasa terão início na próxima segunda-feira (02/03), com previsão de conclusão em janeiro de 2021

Para aumentar a disponibilidade de água tratada para os moradores da região Centro-Sul de Timóteo, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) assinou, nessa quinta-feira (27), a ordem de serviço para o início das obras de ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água do município. Na oportunidade, estiveram presentes o superintendente da Unidade de Negócio Leste da Copasa, Albino Campos; o gerente Regional da Copasa em Ipatinga, Wilson Milani; o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys; vereadores, técnicos da Companhia e funcionários da Prefeitura.

O empreendimento, que possui investimento da ordem de R$ 6,4 milhões, terá início na próxima segunda-feira (02), beneficiando cerca de 25 mil moradores da região Centro-Sul de Timóteo, que compreende os bairros Ana Rita, Santa Cecília, Bela Vista, Ana Malaquias e Nossa Senhora das Graças.  A Copasa irá implantar uma nova estação elevatória de água tratada – responsável por bombear a água para locais mais altos – na Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no bairro Santa Terezinha; além da construção de 8.186 metros de adutoras de água tratada(canalizações destinadas a conduzir água potável para as redes de distribuição); adequação e melhorias dos booster Primavera e Inhapim (responsáveis pela elevação e pressurização constante das redes de abastecimento de água); reforma e adequação dos filtros da ETA; e a equipagem de um novo poço profundo localizado no bairro Santa Terezinha.

Segundo o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, o empreendimento é um grande passo para melhorar a vida da população de Timóteo, especialmente da região Centro-Sul.  “Essa é uma medida que já era aguardada pela população da região, onde estão concentradas a maioria dos casos de falta de água da cidade. É importante frisar que dentro de uma perspectiva de planejamento foi feito o estudo técnico, a licitação e, agora, chegou a hora da obra ser executada pela Copasa”, explica.

Para o superintendente da Unidade de Negócio Leste da Copasa, Albino Campos, a parceria com a Prefeitura de Timóteo é imprescindível para trazer melhorias para a população. “A Companhia e município de Timóteo consolidam essa parceria que está sendo firmada desde o início da administração. É também o Governo do Estado de Minas Gerais, juntamente com a Copasa, trazendo mais investimentos para os moradores de Timóteo, além de buscar a melhoria da qualidade de vida e da saúde de toda a população. O objetivo é garantir a disponibilidade de água tratada em qualidade, regularidade e quantidade para todos”, comenta. 

Importância da água tratada

A água tratada é um produto industrial que exige investimentos para a sua captação, tratamento, reservação, distribuição e controle de qualidade. Para garantir sua qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Copasa exerce um rigoroso controle no processo de tratamento da água. A Companhia investe, ainda, em programas de preservação dos mananciais de onde a água é retirada para abastecimento público, como o Pró-Mananciais, realizado em Timóteo desde 2017. O programa trabalha em parceria com instituições locais e sociedade civil para a preservação do Córrego Timotinho, e busca envolver as comunidades em ações de sensibilização, mobilização e educação ambiental na região.