Durante a manhã desta sexta-feira (13), aconteceu no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Ipatinga uma reunião do Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violências (Nupav). A equipe atualmente é coordenada pela Seção de Vigilância Epidemiológica, que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e a atividade deste fim de semana marcou a volta do grupo em caráter corporativo. A partir de agora os setores deixam de atuar isoladamente e passam a interagir para ações coletivas voltadas à prevenção de acidentes e violências.

A reunião foi realizada com a presença de diversos setores da PMI, englobando representantes das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Assistência Social (SMAS) e Educação (SME). Participaram, entre outros, servidoras do Hospital Municipal Eliane Martins.

A discussão girou em torno da necessidade de um grupo especializado no tema para prevenir, combater e assistir o público em relação às várias formas de violência identificadas na sociedade.

Para Cláudia Aparecida, secretária-Adjunta de Assistência Social, o trabalho desenvolvido é muito importante para a população. “Estamos atuando na questão das várias formas de violência que acontecem na cidade, como a violência física, a psicológica, a violência sexual”, pontua.

Um dos caminhos seguidos pelo grupo são fluxogramas de atendimento feitos a partir de cada secretaria, uma representação gráfica para otimizar o processo de acolhimento.

Segundo Anderson Silva, que trabalha na Seção de Vigilância Epidemiológica, “o Núcleo tem essa função de criar os fluxogramas para o atendimento de pessoas vítimas de violência, como crianças, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, de forma abrangente”, explica. Ele ainda completa dizendo que “prevenindo a violência, nós estaremos dando condições para que o ser humano se desenvolva em sua plenitude”.

Instituído a partir de uma portaria do Ministério da Saúde, o Núcleo iniciou suas atividades em 2010. Após o encontro na manhã desta sexta, para fortalecer suas ações a equipe ainda se juntará a outras entidades que lidam com a violência no município, como a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Conselho Tutelar, entre outros.

fonte: PMI

próximo artigoPacientes com problemas renais: Secretaria de Saúde de Ipatinga zera Fila de espera do SUS no município
Artigo seguinteIpatinga conclui segunda etapa da revitalização do 7 de Outubro