A orientação é somente para as famílias em cujas as casas foram afetadas por alagamento (Foto: divulgação/ PMT)

O Sistema de Comando em Operações (SCO/PMT), instalado na Prefeitura de Timóteo e que reúne integrantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretarias Municipais, definiu algumas ações e informações importantes para esta segunda-feira (27).

Um dos comunicados é que o nível do Rio Piracicaba está baixando, mas as pessoas devem continuar alertas sobretudo em áreas de deslizamentos e nas proximidades do rio.

As famílias que tiveram suas casas atingidas por alagamento, especialmente no Distrito de Cachoeira do Vale, estão autorizadas a retornar às residências somente para fazer a limpeza do imóvel e colocar entulho para o lado de fora das casas. Equipes da Secretaria de Obras farão o recolhimento desse material e também irão a lavar as ruas com barro. A orientação é somente para as famílias em cujas as casas foram afetadas por alagamento.

(Foto: divulgação/ PMT)

No caso de deslizamentos, a Defesa Civil pede que os moradores aguardem a presença de técnicos para vistoriar o local e aferir a estabilidade do terreno. Não é recomendado a retirada de terra em áreas de deslizamentos, pois o terreno ainda está muito molhado. A retirada poderá ocasionar novos deslizamentos, gerando risco à vida das pessoas.

Donativos

O Município continua recebendo donativos como água, produtos de limpeza e mantimentos que devem ser encaminhados para a Escola Joaquim Ferreira, no bairro São José.

Assistência

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Assistência Social e com a ajuda de voluntários, está dando assistência (cesta básica, água mineral, roupa, itens de higiene pessoal, fraldas) a 242 pessoas no total.

próximo artigoFamílias desalojadas pelas chuvas são abrigadas em escola, em Santana do Paraíso
Artigo seguinteMais de 100 cidades de MG entram em estado de emergência devido às fortes chuvas