Ministério da Saúde envia equipe a Fabriciano para conhecer ações na Atenção Básica

Uma equipe do Ministério da Saúde chega a Coronel Fabriciano nesta sexta-feira, dia 9 de setembro, para conhecer de perto as ações da administração que colocaram o município em 1º. Lugar no ranking do Previne Brasil entre as cidades brasileiras acima de 45 mil habitantes, programa federal criado em 2019.

 O Previne Brasil funciona com indicadores medidos por meio de ações direcionadas, como Pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Condições Crônicas. As ações visam aumentar o número de pacientes acompanhados pelo SUS e melhorar as condições de saúde da população evitando internações e agravamento por doenças crônicas e diminuir mortalidade materna e infantil. O financiamento do programa, ou seja, o recurso enviado aos municípios, também obedece a critérios por metas, como a capitação ponderada, desempenho, os incentivos por ações estratégicas e o quantitativo populacional.

Segundo o Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, Fabriciano fez a lição de casa, organizando a atenção básica e ampliando a equipe de trabalho. Outras medidas adotas pelo município foram o cadastro efetivo dos profissionais do CNES, capacitação de equipes, aquisição de tablet para os Agentes Comunitários de Saúde – ACS e o cadastramento dos usuários no mesmo, além da informatização das Unidades de Saúde. Estas ações foram essenciais para otimizar um serviço que durava dias. A busca ativa ampliou de 79% para 98% o índice de pessoas cadastradas ao SUS entre o 1º e o 3º quadrimestre de 2021.

 PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

Atualmente, todas as unidades básicas de saúde estão equipadas com computadores e redes lógicas, o que possibilitou a implantação do prontuário eletrônico. Isso facilitou o lançamento de dados e o monitoramento dos pacientes.

“A visita do Ministério da Saúde para conhecer o nosso trabalho é muito reconfortante. Ser exemplo para outros municípios nos deixa felizes e animados com o nosso trabalho, e nos dá a certeza que estamos no caminho certo. Ainda temos muito para avançar, e fortaleceremos esse trabalho ainda mais pela nossa população”, disse o secretário Ricardo Cacau.

A recepção ao Ministério da Saúde será na prefeitura. Em seguida, a equipe técnica liderada pelo Secretário Nacional, Raphael Câmara, irá em algumas Unidade Básica de Saúde do Município. 

próximo artigoSoraya Thronicke propõe usar rede privada para trazer alunos à escola
Artigo seguinteTimóteo: Campanha de vacinação contra raiva animal prossegue no sábado