MG: mulher é internada sob suspeita de ter contraído o coronavírus

(Foto: Flavio Lo Scalzo/Reuters)

Foi encaminhada ao Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, uma mulher, de 35 anos, com suspeita de ter contraído o coronavírus. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, SES-MG, a mulher, que não teve nome e idade divulgados, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento, UPA, no bairro Centro-sul, nessa terça-feira (21).

A Fhemig confirmou a informação na tarde desta quarta-feira (22). A mulher entrou na unidade com sintomas respiratórios semelhantes com a doença respiratória viral aguda.

Conforme a SES, no último sábado (18), a mulher chegou a Belo Horizonte depois de ter saído da cidade de Shangai, na China. O órgão ainda informou que a mulher não apresenta sinal de gravidade.

O coronavírus já matou 17 pessoas na China, até o momento.

NOTA DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE

Em 21/01/2020 foi identificada na UPA Centro Sul de Belo Horizonte uma paciente, brasileira, de 35 anos, proveniente da China (esteve em Shangai) e que desembarcou em Belo Horizonte no dia 18/01, com sintomas respiratórios, compatíveis com doença respiratória viral aguda.

O caso foi notificado como suspeito. Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo Coronavírus, que é microorganismo de alerta sanitário internacional, considerando o potencial pandêmico com alto risco à vida e impacto assistencial.

Apesar de não apresentar qualquer sinal indicativo de gravidade clínica, a paciente foi conduzida rapidamente para o HEM para observação cuidadosa em ambiente hospitalar. O Hospital Eduardo de Menezes (HEM) foi prontamente acionado pelo CIEVS-MG e CIEVS-BH e se organizou em poucos minutos para receber a paciente. Todas as medidas assistenciais para redução de risco de transmissão foram tomadas.

Este caso foi notificado como suspeito para Coronavírus e a paciente está clinicamente estável e o caso segue em investigação.

Conforme informações que foram repassadas pela paciente ao CIEVS BH, a mesma relatou que não esteve na região de Wunhan e que também não teve contato com pessoa sintomática na China.

Os exames capazes de confirmar ou descartar a hipótese diagnóstica encontram-se em andamento em laboratórios de referência.

O HEM é referência estadual para o atendimento de doenças infectocontagiosas, emergências em saúde pública e atenção aos agravos de interesse sanitário e que para esses casos é necessária resposta rápida e qualificada, com isolamento em área específica e monitoramento clínico cuidadoso e de resultados de exames,

Alerta regionais

A SES-MG informa que no dia 20/01/2020, a Organização Pan Americana de Saúde (OPS) emitiu o Alerta Novo Corononavírus. De acordo com o documento, diante da situação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Panamericana de Saúde (OPS) orientam os Estados Membros a fortalecerem as atividades de vigilância para detectar qualquer evento incomum de saúde respiratória.

A SES-MG emitiu o alerta para as unidades regionais de saúde, que repassarão a orientação da OMS e da OPAS aos municípios mineiros.