Município tem programação diversificada para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Estão previstas atividades de plantio, blitz educativa, curso sobre legislação ambiental e passeio ecológico.

O Demam – Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Ipatinga divulgou nesta segunda-feira (27) as ações programadas para comemoração da Semana do Meio Ambiente no município. Neste ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, conforme proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como tema central ‘Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação’.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Ipatinga, Fernanda Freitas, “é necessário fomentar em nossas atividades diárias ações que ajudem a enfrentar as crises das mudanças climáticas, da perda da biodiversidade e da poluição. Precisamos conscientizar os cidadãos sobre a importância das boas práticas ambientais logo nos primeiros anos de vida”.

“Por isso – ela acrescenta – preparamos uma série de iniciativas especialmente para alcançar as crianças. Teremos uma semana rica, com bastante conteúdo para todos. Vale a pena participar”.

Estacionamento do Ipatingão
Já dando início às atividades, na próxima terça-feira (4) será feito pelos conselheiros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA um plantio de mudas com objetivo de revitalizar e arborizar o estacionamento do estádio Ipatingão. A ação acontecerá a partir das 9h.

Serão plantadas no local nada menos que 131 mudas com altura igual ou superior a 2 metros. Entre as espécies, os técnicos do departamento destacaram que o espaço receberá árvores Samambaia, Quaresmeiras, pés de Acerola, Jacarandá-mimoso, Ipê-amarelo e Jambo-vermelho.

O Demam lembra que no local onde a ação acontecerá foram suprimidas recentemente algumas árvores que encontravam-se em situação precária, o que reforça a importância do novo plantio, que já estava previsto.

Na quarta-feira (5), a partir das 9h, haverá uma Blitz Ecológica com distribuição de mudas na avenida Burle Marx. “Vamos ter uma semana celebrativa, educativa e pedagógica para mostrar e reafirmar o compromisso que todos devemos ter com o respeito, cuidado e zelo pelo meio ambiente. Essa é uma responsabilidade compartilhada”, resumiu Fernanda Freitas.

CURSO E PASSEIO
Na quinta (6) e na sexta-feira (7), de 8 às 17 horas, acontecerá um Curso sobre Legislação Ambiental a cargo do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, no Viveiro Municipal. O curso é direcionado a produtores rurais. Para outras informações os interessados devem ligar para o telefone (31) 3829-8079.

O fechamento da Semana do Meio Ambiente acontece no sábado, dia 8 de junho, com um Passeio Ecológico ao Parque Samambaia, visita à Horta Comunitária na região do Bom Jardim e à Zona Rural do município. De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, serão disponibilizadas 30 vagas, a serem ocupadas por munícipes maiores de 11 anos. A saída será às 8h, no Viveiro Municipal.

Para se inscrever o interessado deve enviar seus dados (nome completo, CPF, telefone e e-mail) para o endereço eletrônico passeioecologicopmi2024gmail.com. Serão consideradas as 30 primeiras mensagens.

próximo artigoSupermercados da região abrem as portas no feriado desta quinta
Artigo seguinteO Tic-Tac da Previdência: Repensando o Futuro do Nosso País
0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários