Ipatinga terá atividades especiais em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Programação apoiada pela SMAS prevê passeata, exposição de trabalhos, apresentações culturais e outras ações de conscientização

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 21 de setembro, a Prefeitura de Ipatinga participa de um evento especial nesta quarta-feira, no centro da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). A ação é organizada pelo Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Ipatinga (CMDI).

A mobilização estará concentrada na praça 1º de Maio, com início às 14h, e se estenderá até às 17h. Está prevista uma passeata pela área central, assim como exposição de trabalhos, apresentações culturais e esclarecimentos sobre a chamada “Lei Brasileira de Inclusão” (Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005).

“Este é um importante momento de integração, uma ocasião para chamar a atenção de todos e reforçar a compreensão de que as pessoas com deficiência são dignas de todas as prerrogativas cidadãs. Não cabe serem lembradas apenas em alguns momentos, numa data específica, mas sim todos os dias”, destaca o prefeito Gustavo Nunes, conclamando a comunidade a fazer coro a esta conscientização.

“Um dos intuitos destas atividades é ofertar aos participantes momentos onde todos possam se socializar, integrar-se, demonstrar que com inclusão há a valorização da pessoa humana, princípio fundamental numa sociedade civilizada”, explicou a secretária de Assistência Social, Jany Mara. Ele ressaltou ainda a importância da divulgação do movimento, “uma vez que quase não vemos as pessoas com deficiência participando da vida social, por mais que tenhamos, na cidade, um número bastante expressivo de munícipes nesta condição, e muitos deles desempenhando funções perfeitamente produtivas”.

próximo artigoPolícia prende homem ao encontrar mais de 75 kg de drogas em Fabriciano
Artigo seguinteHomens são presos por pesca ilegal na Lagoa Silvana em Caratinga