De 22 a 26 de março, produtos e serviços gratuitos estarão disponíveis à comunidade

IPATINGA – De 22 a 26 de março, Ipatinga recebe o projeto “Sistema Fecomércio MG na Rua”. Por meio das carretas do Sesc e Senac Minas, serão realizadas atividades gratuitas itinerantes destinadas à população local como espaço de lazer, atendimentos médicos gratuitos, oficinas de gastronomia, orientações sobre cadastramento de currículos, entre outras.

O projeto é uma idealização e realização do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindcomércio Vale do Aço. Voltada à integração dos comerciantes, prestadores de serviços e sindicatos empresariais, a iniciativa irá percorrer 17 cidades de Minas Gerais ao longo de 2023. Ipatinga é a segunda edição do projeto, que já foi realizado em Teófilo Otoni.

O Sistema Fecomércio MG na Rua acontecerá na Rua Zita de Oliveira, esquina com a Rua das Aimorés, no Centro de Ipatinga.  O funcionamento é de quarta a sábado, das 07h às 20h e domingo, das 07h às 17h.

Conforme destaca o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, Nadim Donato, trata-se de um projeto inovador, que mostra a força do Sistema que representa mais de 500 mil empresas, desde MEIs a grandes organizações do setor, e que está presente em todos os 853 municípios mineiros.

“A iniciativa pretende criar um ambiente de conexão contínua que promova o fortalecimento e desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo de Minas Gerais, impactando positivamente os negócios, incentivando a troca de experiências e o incremento dos relacionamentos comerciais”, ressalta o presidente.

Já o presidente do Sindcomércio do Vale do Aço, José Maria Facundes, afirma que a promoção do evento mostra o sério comprometimento que o Sistema Fecomércio tem com o Vale do Aço. “Já recebemos as carretas da saúde, edições do ‘Minas ao Luar’ e muitas outras ações sociais e de educação por meio do Sesc e Senac. A população agradece”, resume o dirigente sindical. 

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 568 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, a Fecomércio MG atua junto às esferas públicas e privadas para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 84 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Atendimento oftalmológico  

Para contribuir com a melhoria da assistência à saúde dos olhos em Ipatinga, o MedSesc Oftalmologia, projeto itinerante do Sesc em Minas, estará no município. Em uma unidade móvel, um caminhão de 11 metros, serão realizadas consultas e exames oftalmológicos (tonometria e auto refração computadorizadas, refração, fundo de olho e biomicroscopia) que irão analisar as condições visuais do indivíduo, detectar possíveis doenças e prevenir para que problemas oculares graves não ocorram.  

Além disso, será oferecida avaliação nutricional com bioimpedância, que analisa o percentual de gordura, massa muscular e os hábitos alimentares, buscando mais saúde e qualidade de vida. 
É necessário realizar agendamento prévio para as consultas do MedSesc Oftalmologia e a avaliação nutricional na Prefeitura de Ipatinga.

Espaço de Lazer 

No Espaço de Lazer, serão promovidas diversas atividades recreativas, gratuitas, voltadas a crianças, jovens e adultos. São disponibilizados ao público brinquedos, brincadeiras, atividades lúdicas e oficina criativa. Nesta edição, o Espaço de Lazer terá cama elástica, pula-pula, pintura facial, jogos de mesa, espaço kids, música e intervenções recreativas. Há também ações com foco no resgate das brincadeiras tradicionais.  

Ao longo do dia, as famílias poderão curtir um espaço de lazer com apresentações culturais de artistas locais, como dança e circo. No sábado e domingo, para encerrar a programação, uma edição especial do projeto Minas ao Luar, no Caminhão Palco do Sesc em Minas.   

Oficinas de gastronomia e aulas-show 

Já no SenacMóvel, a carreta-escola do Senac, serão realizadas oficinas de gastronomia e aulas-show. Para ensinar aos participantes o preparo e as técnicas de receitas, a sala de aulas sobre rodas foi renovada especialmente para esta ação. O espaço simula uma cozinha real. As inscrições para as atividades são por ordem de chegada. 

No comando das oficinas estará o chef do Senac e docente na unidade de Barbacena José Sérgio Portes, que guiará os alunos por jornadas culinárias, trabalhando temas como a cultura local e regionalidade, bem como técnicas e maneiras de evitar o desperdício. 

Na quarta e na sexta, o tema principal será o aproveitamento total e novas formas de preparo dos ingredientes na cozinha, desenvolvendo uso de cascas e sementes para sucos, tortas, bolos e até um bife feito com cascas de banana. O tópico será conduzido por meio das oficinas “Nada se perde, tudo se cozinha”, “Até a casca: aproveitando os alimentos sem desperdícios”, “Do pomar sem desperdícios” e “Receita afetiva”. 


Mais programação

Já na quinta e sábado, a tônica será a cultura local e mineiridade na série de aulas “Regionalidade: técnicas de preparo de receitas mineiras”. Os encontros vão contar com preparação de pratos como pão de queijo recheado, galinhada caipira, risoto de canjiquinha com quiabo e queijo e o curioso brigadeiro de ora-pro-nóbis. 

O domingo fecha a programação da Carreta com três oficinas e as receitas trabalhadas serão bife de casca de banana, pastel de banana com queijo, risoto de canjiquinha com quiabo e queijo e brigadeiro de ora-pro-nóbis com queijo de cabra. 

Rede de Carreiras 

Para empresas interessadas em divulgar vagas e pessoas que estão em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, o Rede de Carreiras, plataforma de cadastro e seleção de vagas de emprego do Senac, também participará do Sistema Fecomércio na Rua. Durante o evento, uma equipe vai orientar os envolvidos para cadastro e utilização da plataforma, potencializando o encontro entre quem está contratando e quem está à procura de emprego. 

Ainda neste primeiro semestre, o Sistema Fecomércio MG na Rua levará capacitação, bem-estar social e qualidade de vida para as cidades de Cataguases, Juiz de Fora, Santos Dumont, Ituiutaba, Uberlândia, Araxá, Conselheiro Lafaiete e Congonhas. A programação se estende até outubro.  

Inova Varejo  

O comércio de Ipatinga também está engajado no Projeto Sistema Fecomércio MG na Rua. As principais lojas da cidade já promovem  uma grande liquidação. Cartazes e faixas vão sinalizar as lojas que participam da ação.   

Complementando essa iniciativa, haverá um encontro empresarial com representantes do setor com o presidente do Sistema Fecomércio buscando fortalecer o comércio na região. Nomeado Inova Varejo, o evento terá uma programação para convidados no hotel San Diego.

PROGRAMAÇÃO – SISTEMA FECOMÉRCIO NA RUA EM IPATINGA

Quarta-feira – 22/03 e Quinta-feira – 23/03 

  • MedSesc Oftalmologia –   7h às 19h 
  • Rede de Carreiras – 8h às 19h 
  • Atendimento Comercial – 8h às 19h 
  • Avaliação Nutricional (bioimpedância) – 10h às 19h 
  • Atividades Recreativas no caminhão Palco – 10h às 11h 
  • Oficinas de Gastronomia (Carreta Senac)

Quarta (22/03): 11h, 14h, 16h e 17h

Quinta (23/03): 9h, 11h, 14h e 16h

  • Aulão Recreativo – 17h às 18h 
  • Intervenções Recreativas ao longo do dia 

Sexta-feira – 24/03 

  • MedSesc Oftalmologia – 7h às 19h 
  • Rede de Carreiras – 8h às 19h 
  • Atendimento Comercial – 8h às 19h 
  • Avaliação Nutricional (bioimpedância) – 10h às 19h 
  • Oficinas de Gastronomia (Carreta Senac): 9h, 11h, 14h e 16h 
  • Espaço de Lazer – 10h às 16h 
  • Apresentação de Dança com Eduardo Sô: espetáculo Funk Sô Brother (Hip Hop)– 16h30 às 17h30 

Sábado – 25/03 

  • MedSesc Oftalmologia – 7h às 19h 
  • Rede de Carreiras – 8h às 18h 
  • Atendimento Comercial – 8h às 18h 
  • Avaliação Nutricional (bioimpedância) – 10h às 19h 
  • Oficinas de Gastronomia (Carreta Senac): 9h e 11h
  • Espaço de Lazer – 10h às 16h 
  • Apresentação de Circo “Gargalhada O Mágico”, com Renan Augusto – 15h às 16h 
  • Minas ao Luar Pocket com a dupla Pedro e Simoncello – 18h às 20h 

Domingo – 26/03 

  • MedSesc Oftalmologia – 7h às 17h 
  • Rede de Carreiras – 8h às 15h 
  • Atendimento Comercial – 8h às 15h 
  • Avaliação Nutricional (bioimpedância) – 8h às 17h 
  • Oficinas de Gastronomia (Carreta Senac): 9h, 11h e 14h 
  • Apresentação do Circo Teatro Fool– 10h às 11h 
  • Espaço de Lazer – 10h às 14h 
  • Minas ao Luar Pocket com a dupla Pedro Henrique e Antero – 15h às 17h 

Serviço:  

Sistema Fecomércio MG na Rua em Ipatinga  

De 22 a 26 de março, quarta a domingo  

Local: Rua Zita de Oliveira, esquina com a Rua das Aimorés- Centro – Ipatinga (MG)

Informações: www.fecomercionarua.com.br 


próximo artigoPrefeitura de Ipatinga atende demandas antigas de iluminação em pontos estratégicos da cidade                                   
Artigo seguinteCopasa leva Agência Móvel para Ipatinga
0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários