Ipatinga realiza curso de Gestão em Proteção e Defesa Civil

(Foto: divulgação)

Com o objetivo de auxiliar profissionais de Defesa Civil e de Vigilância Patrimonial na identificação dos principais riscos de desastres em seus municípios para, então, atuarem efetivamente na prevenção ou mitigação de tragédias e emergências, a Prefeitura de Ipatinga realiza, nos dias 6, 7 e 8 de agosto, o III Curso Regionalizado de Gestão em Proteção e Defesa Civil, em parceria com o Gabinete Militar do Governo de Minas. O curso será realizado no auditório do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, que fica na rua Ituiutaba, 135, Centro.

Ministrado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), o evento reunirá 40 profissionais de nove municípios da região do Vale do Aço: Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Itabira, Ipaba, Guanhães, Antônio Dias, Santo Antônio do Jacinto e Machacalis.

Segundo o secretário municipal de Segurança e Convivência Cidadã, Ednilson Emerique Caldeira, “em atenção à solicitação do prefeito de Ipatinga, estamos atualizando nossos servidores municipais quanto à legislação existente, além de qualificar os profissionais para uma atuação com mais agilidade, conhecimento e capacidade de análise em situações de crise”. Ele avalia que “o ganho é enorme para o município, uma vez que os profissionais que ministram o curso já atuaram em desastres que se transformaram em situação de calamidade pública, como foi o caso de Brumadinho”.

Secretário municipal de Segurança e Convivência Cidadã, Ednilson Emerique Caldeira (Foto: SECOM/PMI)

O curso tem duração de três dias e os seguintes temas estão sendo abordados: Mapeamento de Área de Risco; Atuação da Cedec-MG em caso de rompimento de barragens; Plano de Contingência; Gestão de Abrigo Temporário; Sistemas de Monitoramento, Alerta e Alarme; Sistema Integrado de Informação de Desastres (S2ID), e Transferências de Recursos do Governo Federal (prevenção, resposta e recuperação).

Estarão presentes na abertura do curso, nesta terça-feira (6), o chefe do Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Rodrigo Sousa Rodrigues, além do diretor de Educação em Proteção e Defesa Civil, capitão Junior Salviano Alves.