Gestores municipais trabalham em várias frentes para implementar rota turística ferroviária. Representantres da Semdetur e Semcel buscam subsídios em visita técnica a São João del-Rei.

Por meio da Semdetur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo) e da Semcel (Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer), a Prefeitura de Ipatinga está se movimentando para consolidar mais um ambicioso projeto voltado para o aquecimento da economia local e criação de novos atrativos para visitações à cidade. Nos últimos dias, gestores das duas passas cumpriram uma agenda de trabalho na cidade de São João del-Rei, com o objetivo de buscar subsídios para viabilização da implantação do passeio turístico ferroviário num trecho da 10 quilômetros, desde o Parque Ipanema até as ruínas históricas da estação Pedra Mole, entre os bairros Cariru e Castelo.

Sob a liderança do vice-prefeito e secretário da Semdetur, Allex Espírito Santo, o grupo de gestores municipais se reuniu em São João Del-Rei com representantes do Sindcomércio local e da empresa VLI – Ferrovia Centro-Atlântica S.A., uma holding que tem como sócios a Vale, Mitsui, Brookfield, FI-FGTS e BNDESPar, especializada em operação multimodal, que oferece soluções logísticas para integrar portos, ferrovias e terminais. O grupo atende aos principais segmentos que movimentam a economia brasileira: agronegócio, indústria e siderurgia. Também participaram do encontro lideranças da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e vários empresários da cidade.

Referência nacional

A cidade de São João del-Rei é uma das boas referências de turismo no país, constituindo-se um pólo de atrativos em vários segmentos. Um dos destaques é o passeio ferroviário que o município oferece. Segundo dados da Secretaria de Turismo local, cerca de 10 mil visitantes, dentre eles muitos estrangeiros, passam pela Estação Ferrovária histórica da cidade, todos os meses. Ali circula a maria-fumaça mais antiga em operação no Brasil, num percurso de 12 km até a cidade de Tiradentes.

Parcerias

A Semdetur adianta que está empenhada na busca de parcerias para viabilização do projeto, incuindo a aquisação de locomotivas. Segundo o secretário da pasta, Allex Espírito Santo, a iniciativa já está avançando para se tornar realidade. “Com a implantação do Passeio Turístico Ferrovário, Ipatinga se destacará com esta nova referência. Iremos poder ofertar mais uma opção além do Roteiro Rural, do acesso a nossas cachoeiras e diversos outros pontos turísticos que possuímos, para os quais a nossa atenção também está voltada. O projeto é grande, ambicioso, mas não é maior que nossa vontade de proporcionar melhorias para a nossa cidade, representando bem-estar para os munícipes e visitantes, além da natural geração de emprego e renda”, resumiu Allex.

Para tratar dos assuntos relacionados à execução do projeto, reuniões com empresas privadas já estão sendo agendadas, em paralelo com a captação de materiais para construção da ferrovia e da logística necessária.

próximo artigoEm SP, presidente critica Petrobras e diz “lamentar” preço do diesel
Artigo seguinteANS inclui opções de quimioterapia oral em seu rol de procedimentos