A Secretaria de Saúde de Ipatinga oferece em esquema de revezamento, em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a vacina Triviral (com imunização contra sarampo, caxumba e rubéola), destinada a crianças de seis a nove meses de idade. A escala de rodízio está sendo implantada neste momento para que não haja desabastecimento, já que as crianças nesta faixa etária só podem tomar a vacina da Biomanguinhos, que está em quantidade limitada no município.

Na próxima segunda-feira (8), as vacinas serão aplicadas na Unidade de Saúde do Barra Alegre; na terça, na UBS do Iguaçu; quarta-feira, no posto de saúde do bairro Veneza; na quinta-feira, na UBS do Bom Jardim I e, na sexta-feira, no bairro Bethânia. Importante ressaltar que as salas de vacinas das Unidades de Saúde funcionam de 7h30 às 15h30.

Doenças

A vacina Triviral é uma combinação de vírus vivos atenuados contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. A proteção inicia-se cerca de duas semanas após a vacinação.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa que se constitui numa das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo, além de causar surtos em países desenvolvidos onde a cobertura vacinal não é alta.

A caxumba é uma doença contagiosa que provoca o inchaço doloroso das glândulas salivares. É causada por um vírus que se dissemina de uma pessoa a outra por via respiratória (através de gotículas ao espirrar, por exemplo) ou por contato direto com itens que foram contaminados pela saliva infectada.

A rubéola também é causada por um vírus transmitido de uma pessoa para outra por via respiratória. É geralmente benigna. Contudo, quando ocorre na gravidez, pode fazer com que o feto desenvolva a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), caracterizada por uma série de malformações.

próximo artigoIpatinga atinge 100% da taxa de ocupação de leitos UTI Covid-19 SUS
Artigo seguinteVereador de Ipatinga é diagnosticado com Covid-19
0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários