Após uma nova suspeita de morte por Febre Maculosa na região do Vale do Aço e a declaração de que Minas Gerais se encontra em estado de surto de Sarampo, a Prefeitura de Ipatinga realizou uma capacitação sobre as doenças no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins, no bairro Cidade Nobre, nesta semana. Em dois dias de treinamento, cerca de 120 médicos e enfermeiros que atuam em Unidades Básicas de Saúde foram atualizados.

Ministrado pelos técnicos dos Departamentos de Vigilância em Saúde, em conjunto com a Atenção Básica, a capacitação trouxe mais esclarecimentos sobre os sintomas da Febre Maculosa, que geralmente são febre, dor no corpo, dor de cabeça, náuseas e vômitos, similares à Dengue, Leptospirose, Meningite e outras doenças com síndromes hemorrágicas.

Segundo a médica infectologista Carmelinda Lobato, a doença pode ser fatal se não descoberta e tratada em tempo adequado. “O Vale do Aço é considerado uma região endêmica por ter pessoas que vivem ou frequentam áreas rurais, em que há presença de carrapatos. Estar em contato com animais como capivaras, cavalos, vacas e cachorros com carrapatos aumenta o risco de contrair a doença”.

Sobre as formas de prevenção, a médica esclarece que é fundamental usar roupas de mangas compridas, repelente, em áreas com mato e presença de animais. “Em caso de contato com carrapato, evitar espremê-lo, pois ele reage e libera bactérias. Por isso, não se deve retirá-lo com as unhas, e sim com pinças”, explica Carmelinda.

Sobre o sarampo

Após a declaração de que Minas Gerais se encontra em estado de surto de Sarampo, ainda na capacitação, as doenças exantemáticas foram abordadas. Com o registro cada vez maior, especialmente na capital mineira, de casos suspeitos da enfermidade, os profissionais da Secretaria de Saúde de Ipatinga reforçaram a importância da vacinação.

“Por se tratar de uma doença respiratória, altamente contagiosa, precisamos informar e reforçar a população de que a melhor maneira para evitar o sarampo é por meio de vacina. Atualmente, a recomendação é de que seja aplicada em crianças com seis, 12 e 15 meses de idade. Adultos até 29 anos ainda não imunizados devem tomar duas doses da vacina e entre 30 a 49 anos, uma dose”.

Vacinação no município

Para evitar perdas de doses, a partir da próxima segunda-feira (30), a vacinação de crianças contra o Sarampo será centralizada na Unidade de Saúde do bairro Iguaçu. Já para adultos, terá aplicação do imunobiológico nos postos do Veneza, Limoeiro, Bethânia, Bom Jardim I, Iguaçu, Bom Retiro, Vila Celeste, Caravelas e Esperança II. Sempre segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30.

Até o momento, o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Ipatinga já notificou seis casos suspeitos de Sarampo e 12 casos suspeitos de Febre Maculosa.

Dentre os conteúdos abordados, foi relembrado aos profissionais a Portaria de Consolidação de número 4, do Ministério da Saúde, que ratifica a importância da notificação obrigatória das autoridades locais de saúde em casos de Febre Maculosa. Dentre as questões práticas está à realização da investigação epidemiológica em até 48 horas após a notificação, avaliando a necessidade de adoção de medidas de controle pertinentes da doença.

Fonte: PMI

próximo artigoPrograma de Qualificação Profissional retorna a Plenário
Artigo seguinteFSFX inova ao criar Laboratório de Felicidade e Bem-Estar