Com o supervisionamento da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), o município de Ipatinga inicia na próxima terça-feira (20), pela Área de Proteção Ambiental Ipanema (APA-Ipanema), a exposição de caminhos e regras para construção do Plano de Manejo a ser executado nas regiões rurais. O objetivo central do trabalho, a cargo de uma empresa contratada pelo Executivo por meio de processo licitatório, é proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais em cada uma das áreas. Os estudos envolvem seis diferentes pontos da área rural da cidade, sendo que o material, após concluído,estará disponível para consulta da população.

Com observância de cuidados sanitários, em função da pandemia de Covid-19, a primeira oficina de apresentação de estágios relacionados ao Plano de Manejo com a participação de proprietários estabelecidos na APA-Ipanema acontecerá na próxima terça, de 9h às 12h e de 13h às 15h, no Sítio do Zaca, Tribuna.

O local foi escolhido por razões estratégicas, levando em conta facilidades de acesso, comunicação e outros fatores estruturais. Durante as oficinas serão apresentados os dados coletados na região pela empresa contratada pelo município. Estão em pauta também a pormenorização dos objetivos específicos do Manejo e uma proposta preliminar de zoneamento da APA.

O Plano de Manejo e Zoneamento para correta utilização do solo e observância de outras normas de ocupação e preservação das APP’s – Áreas de Preservação Permanentes é elaborado em consonância com o Conselho de Gestão Colegiada APA Ipanema e o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Codema).

O Plano que será construído deverá ter a participação da comunidade, responder às questões ligadas à conservação e propor medidas que possam contribuir para o desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão eficiente, eficaz, sustentável e participativo. Tudo deve estar alinhado com o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que prevê a realização de Fóruns Regionais com o objetivo de incentivar a participação popular e ouvir as demandas da população.

Conforme a Sesuma, por meio de seu Departamento de Meio Ambiente (Demam), a APA-Ipanema foi criada em 1997. Nesta área específica, o Plano de Manejo contempla parte da bacia hidrográfica do ribeirão Ipanema, um dos principais mananciais hídricos do município.

Ordenamento e proteção

Conforme explica o titular da Sesuma, Célio Andrade, o Plano de Manejo é um documento que estabelece normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e cuidados com os recursos naturais de uma Unidade de Conservação (UC) e seu entorno. “Ipatinga é uma região com uma ampla zona rural. Nosso objetivo é proteger esses recursos naturais – fauna, flora, recursos hídricos – e compatibilizar as regras da APA com o ordenamento territorial da região”, pontuou.

O secretário frisa ainda que “o Plano permite uma definição clara de parâmetros que apontam o que pode ser feito, o motivo, onde e como fazer e licenciar”. 

A atual Administração destaca também que é importante o conhecimento popular de um trabalho tão complexo e que envolve muitas mãos em sua produção. “Nosso objetivo é que Ipatinga se torne cada vez mais sustentável, para garantir qualidade de vida à nossa população rural, com a correta utilização do solo”, ressalta o prefeito Gustavo Nunes.

próximo artigoPrefeitura de Ipatinga amplia mão única em rua do bairro Caravelas
Artigo seguinteIpatinga estrutura Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2022-2025