Ipatinga inaugura a sede do Campus Avançado do IFMG nesta quinta-feira

Imagem Internet

Em mais um marco para o desenvolvimento da Educação no município e com repercussões importantes no revigoramento da economia local, a Prefeitura de Ipatinga e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) inauguram nesta quinta-feira (5), às 16h, no Morro do Sossego, entre os bairros Veneza I e Veneza II, o Campus Avançado da instituição de ensino. A sede ocupa o prédio que originalmente abrigava a extinta Escola Presidente Vargas. No mesmo endereço também funcionou um dos mais modernos centros de treinamento do Senai no País, até que as instalações foram transferidas para o antigo CDP da Usiminas, em dezembro de 2012. Abandonada por quatro anos, a edificação foi inteiramente depredada, com o desaparecimento de portas, telhados, janelas, pias, fiação, etc. Passou até a abrigar usuários de drogas e moradores de rua. Recursos no valor de R$ 3.549.087,30 foram canalizados para reforma e ampliação da unidade, por meio do gabinete do deputado Federal Leonardo Quintão, a partir de 2017.

Para acertar os detalhes relativos à inauguração, o prefeito Nardyello Rocha recebeu nos últimos dias, em seu gabinete, o diretor Alex de Andrade Fernandes, ocasião em que falou de seu objetivo de elevar a classificação do Campus Avançado à condição de Campus, o que significará a ampliação dos cursos técnicos e superiores presenciais gratuitos, com a consequente multiplicação de estudantes e corpo docente. Nardyello anunciou ainda que pretende estabelecer junto à Secretaria Municipal de Educação um programa de visitas guiadas à área, para que os alunos em vias de iniciar a vida acadêmica possam conhecer de perto as oportunidades de graduação oferecidas pelo município.

Instalações

Numa área de mais de 14 mil metros quadrados, o Campus Avançado, que fica na rua Maria Silva, 125, conta com um prédio de dois pavimentos capaz de abrigar até 1.400 alunos. No primeiro piso, são 14 salas administrativas, oito salas de laboratório, uma biblioteca, auditório, área de copa/cozinha, quatro banheiros e uma lanchonete. O segundo piso tem ainda três salas administrativas, 14 salas de aulas, cinco laboratórios e dois banheiros. O complexo educacional reúne ainda uma subestação de energia, quadra poliesportiva e estacionamento para até 120 veículos.

No início de 2013, o então governo municipal de Ipatinga anunciou com pompa investimentos para dar condições de funcionamento ao prédio destinado ao IFMG. Mas em cerimônia solene realizada em 23 de julho do mesmo ano, na prefeitura, outra data foi projetada, desta vez para fevereiro de 2014. Contudo, o imóvel esteve condenado ao abandono por quase meia década. Sem vigilância na área, a privilegiada edificação tornou-se alvo fácil de ladrões, além de passar a ser visitada diariamente por usuários de drogas e servir como abrigo de indigentes.

Campus Avançado

O IFMG é formado pela união da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista e dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet’s) de Ouro Preto e Bambuí. Embora já tenha outros Campus Avançados funcionando no Estado, comparativamente o de Ipatinga conta com estrutura privilegiada.

O evento de inauguração marcado para as 16h desta quinta terá a presença de inúmeras autoridades, dos mais diversos segmentos. Na cerimônia de descerramento da fita inaugural estarão o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha; o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória; o diretor-geral do Campus Avançado de Ipatinga, Alex de Andrade Fernandes.

Formas de ingresso

O ingresso nos cursos superiores do IFMG se dá por meio da nota do ENEM ou via Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Para utilizar a nota do ENEM, o candidato deve ter feito o Exame em 2015, 2016 ou 2017. Os novos processos seletivos acontecem no segundo semestre, em datas ainda a serem definidas. Para os cursos técnicos – integrados ou subsequentes – há prova objetiva para acesso.