Rede municipal espera realizar, em média, 1.500 exames a cada mês. Novo aparelho potencializa atendimento.

Após a reinauguração da Policlínica Municipal, localizada no bairro Cidade Nobre, que ocorreu nesta quinta-feira (27), na rua Joaquim Nabuco, 370, a Prefeitura de Ipatinga ampliou significativamente a oferta gratuita de mamografias. Nos últimos anos, esses exames eram realizados pela rede pública apenas por meio de parcerias. Agora, o município investiu em tecnologia de última geração, adquirindo um moderno mamógrafo que potencializará o atendimento.

Com a reforma na unidade estratégica da rede municipal de saúde, a sala de mamografia foi inteiramente estruturada. O ambiente está bastante acolhedor para as mulheres que precisarem realizar exames de prevenção contra doenças. A realização do exame será de máxima qualidade, evitando o risco de repetições e exposições desnecessárias à radiação.

Eficiente e eficaz

Trata-se de mais um grande investimento para a saúde de Ipatinga, avaliou o prefeito Gustavo Nunes. “Temos a consciência de que o diagnóstico precoce é essencial para um tratamento mais eficiente e eficaz. O que pudermos fazer para trazer tranquilidade e conforto para os pacientes tem que ser feito. Os profissionais da saúde vão poder consultar e compartilhar rapidamente os resultados dos exames, inclusive utilizando smartphones ou computadores. O ambiente e o acolhimento humanizado, por parte da nossa equipe, certamente vai proporcionar uma experiência mais agradável na realização dos exames, e o oferecimento do serviço na Policlínica significa também economia de recursos para o município”, complementou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram investidos na aquisição do moderno mamógrafo da Policlínica cerca de R$ 1 milhão.

Em Ipatinga, a meta de atendimento é garantir oportunidades para que a mulher regularize o exame de mamografia, que deve ser realizado a cada dois anos ou conforme orientação médica. De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Especializada (DAES), Katiane de Araújo Silva Almeida, “esta iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Ipatinga em promover a saúde das mulheres, aumentando com isso inclusive a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce”.

Encaminhamento

De acordo com o protocolo, o exame de mamografia ofertado pela rede municipal deve ser agendado na Unidade Básica de referência do paciente.

“É nosso dever, enquanto rede municipal de saúde, proporcionar todos os procedimentos médicos necessários para a qualidade de vida dos moradores de Ipatinga, garantindo assim a integridade da assistência e assegurando que toda mulher na faixa etária preconizada regularize a sua mamografia. Por mês, a rede municipal espera realizar, em média, 1.500 exames, incluindo também o serviço contratado nas clínicas credenciadas”, adianta o secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros.

próximo artigoPrefeitura de Ipatinga inicia execução de amplo programa de reforma e modernização de praças
Artigo seguinteIpatinga realiza 1ª Conferência de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde
0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários