Desde a gestação dos gêmeos Yan e Luan, a mãe Eliane Alves Graunke, moradora do bairro Vila Celeste, já realizava gratuitamente seu tratamento dentário no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Prefeitura de Ipatinga. Nesta quinta-feira (03), 11 meses depois do nascimento das crianças, ela foi surpreendida com a informação de que não apenas ela, mas todos os três filhos já estavam agendados na Clínica do Bebê para também receberem assistência odontológica no município.

Assim como Elaine, centenas de outros munícipes estão sendo contemplados e já recebem atendimentos nessas unidades. Inicialmente, os profissionais repassam orientações sobre saúde bucal; seguido de ações preventivas, como limpeza, extrações de dentes, eliminação de cáries, e, logo após, acompanhamento periódico com os profissionais.

A iniciativa faz parte da força-tarefa implantada pela atual administração para dar mais celeridade à fila de atendimento, eliminando a espera. Para se ter uma ideia dos benefícios gerados, das 98 crianças, de zero a seis anos, que aguardavam atendimento, 40 já cumpriram a etapa de triagem e na próxima semana passarão pelos procedimentos odontológicos necessários. No que diz respeito aos tratamentos de canal e gengiva, cerca de 200 pacientes já foram convocados.

“Eu não tinha o conhecimento de que, mesmo com 11 meses de vida, os bebês precisavam vir ao dentista. Só de saber que eles receberão acompanhamento de seis em seis meses, como eu recebo no CEO, eu já fico muito contente, porque além de ser um atendimento profissional, é gratuito”, comemorou Elaine Alves Graunke.

Se realizasse uma limpeza dental em clínicas odontológicas particulares, o investimento ficaria entre R$ 120 e R$ 150 por criança.

Segundo o gerente da Seção de Saúde Bucal de Ipatinga, Luciomar Pascoal Gomes, “os servidores públicos envolvidos na ação vêm trabalhando para colocar Ipatinga novamente no ranking de cidade modelo nos bons índices de saúde bucal. Por isso, pedimos aos munícipes contatados que compareçam ao CEO, anexo à Policlínica, ou à Clínica do Bebê, na UBS do bairro Cidade Nobre, nos horários agendados”, enfatiza.

Os munícipes que serão atendidos, nesta ação, serão comunicados sobre o agendamento em casa, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Unidade Básica de referência do seu bairro.

Fonte: PMI

próximo artigoCuidados com o seu animal de estimação na época do calor
Artigo seguinteParque Ipanema sedia em novembro Semana Global de Empreendedorismo
0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários