Com a contratação de quatro psicólogos e dois professores surdos para a Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Ipatinga dá mais um salto em busca de tornar a cidade um modelo nacional de ensino. Na tarde desta quarta-feira (7), os novos profissionais foram recepcionados pelo chefe do Executivo, que lhes desejou as boas-vindas.

A chegada dos dois professores surdos, que irão atuar em atividades com educadores e alunos, marca um momento importante na história da educação e da inclusão de pessoas com deficiência na cidade de Ipatinga. Pela primeira vez, o município efetiva a contratação desses profissionais no quadro de servidores da rede municipal.

Para o prefeito Nardyello Rocha “a contratação dos novos servidores só reafirma o compromisso que a atual gestão tem de elevar o ensino público de Ipatinga a níveis nacionais, a começar pela inclusão social nas escolas”.

Já a secretária de Educação Eva Sônia explica que os educadores têm formação em pedagogia e atuarão em projetos de capacitação e formação de alunos e docentes.

“Hoje, a linguagem em Libras se faz necessária para todos. Portanto, a chegada desse perfil de educador é mais um passo para a melhoria da educação inclusiva nas escolas. Eles vão trabalhar o curso de Libras com os nossos alunos que estudam no tempo integral. E também vamos promover formação a toda equipe docente e demais funcionários da Prefeitura, visando garantir comunicação e acessibilidade”, explicou a secretária Eva. Os recém-chegados também vão atuar no Centro de Atendimento Multidisciplinar Hebert de Souza (Cenam).

Psicólogos

Os quatro novos psicólogos irão trabalhar juntamente com outros dois profissionais que já fazem parte do quadro de servidores, auxiliando alunos, professores e pais nas 45 escolas municipais da rede. 

“A contratação desses profissionais era uma antiga demanda dos diretores da rede pública municipal. Com isso, o ganho é enorme, porque esses profissionais terão um olhar diferenciado junto aos estudantes. Também, poderão preparar cursos e formação para os professores, que atuam com os alunos especiais”, concluiu Eva.

No planejamento feito pela pasta da Educação, dois psicólogos continuarão atendendo as demandas solicitadas pelo Cenam, no bairro Novo Cruzeiro. Já os novatos vão atender diretamente oito escolas específicas da rede. A Secretaria terá ainda à disposição dos demais educandários outros dois profissionais.

Projeto de Lei

Quando ainda era vereador da Câmara Municipal, o prefeito Nardyello Rocha foi autor da lei 2.930 de 27/09/2011, que instituiu no município a obrigatoriedade da presença de profissionais psicólogos nas escolas públicas municipais de Ipatinga.

Durante o encontro de boas-vindas, o psicólogo Thales Marques Valetim, que trabalha na rede municipal de ensino, agradeceu ao chefe do Executivo, por no passado já ter vislumbrado a necessidade e a importância da atuação destes profissionais dentro das escolas.

“A presença do psicólogo na escola é muito importante, pois possibilita um trabalho de articulação em rede. Uma escuta qualificada das demandas trazidas para as escolas que, muitas vezes, os profissionais de fora, por não terem o conhecimento da real situação, não fazem um encaminhamento adequado. Fiquei muito feliz e agradecido em ver que o prefeito está compromissado com as leis que ele mesmo criou e que, a partir disso, agora ele tem a oportunidade de executar. Tive a comprovação de que para ele, na condição de gestor, e que no passado também foi um legislador, o compromisso e a preocupação com a qualidade do atendimento à população é levado a sério”, contou agradecido o profissional.

“Não tenho dúvidas que Ipatinga é a cidade dos milagres e me sinto honrado de poder hoje, na condição de prefeito, executar uma lei que foi de minha autoria”, finalizou o chefe do Executivo.

Fonte: PMI

próximo artigoSebrae Minas realiza ações em Ipatinga no mês de agosto
Artigo seguinteUsiminas Mecânica conquista o troféu Proteção Brasil 2019