Ipatinga dá sequência à revisão do Plano Diretor

Fase de consulta à população sobre o diagnóstico preliminar teve início nesta terça-feira (10), com as Reuniões do Conselho da Cidade

Com o lema “Construindo a Cidade do Futuro”, a Prefeitura de Ipatinga deu início, nesta terça-feira (10), a mais uma fase do processo de revisão do Plano Diretor do município (Lei n° 3.350/2014). O processo que consiste em seis etapas, já passou pela pactuação da metodologia e segue agora para a consolidação do diagnóstico preliminar, por meio das reuniões com o Conselho da Cidade, oficinas territoriais com a população e Audiência Pública.

O Plano Diretor é previsto pela Constituição Federal e disciplinado pelo Estatuto da Cidade, além de ser um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. Sua revisão tem o objetivo de alinhar o projeto à realidade atual da cidade, identificando as necessidades de cada regional e propondo soluções, a fim de fomentar um futuro melhor e ecologicamente mais equilibrado no município.

Nesta 3ª etapa, acontecem as reuniões com o  Conselho da Cidade, realizadas no plenário da Câmara Municipal. Durante três dias (10 a 12 de maio), os envolvidos estão tratando temas como planejamento, gestão de solo, transporte, trânsito e mobilidade, além das bases de habitação, saneamento e meio-ambiente do Plano Diretor, apresentados pela advogada, mestra e doutora, Mariana Chiesa, da Fundação Instituto Administração (FIA).

Oficinas de Diagnóstico

Dos dias 17 a 21 de maio, serão realizadas nove oficinas territoriais  de acordo com as regionais da cidade, que culminarão com a Audiência Pública, no dia 23 de maio, às 18h, no plenário da Câmara Municipal.

O prefeito Gustavo Nunes reiterou a importância de todo o processo de revisão do Plano Diretor, e convocou a população ipatinguense para participar desta construção, comparecendo às oficinas e também na Audiência Pública.

“Em um grande esforço envolvendo várias secretarias, a Prefeitura de Ipatinga deu início à revisão do Plano Diretor. A previsão é que dentro de nove meses já tenhamos executado todas as seis etapas, que finalizam com o envio do Projeto de Lei para aprovação da Câmara, onde constará todo o  material desenvolvido com a ajuda da comunidade. Por isso, reforço a importância da participação popular nas oficinas e na Audiência Pública, que serão realizadas no período de 17 a 23 de maio”, concluiu.    

Confira a programação:

DIAHORALOCALBAIRROS
  17/05/2022  18h30  E.M. MÁRCIO ANDRADE GUERRA Rua Mangaratiba, 105 – Veneza II  Centro, Veneza I, Veneza II, Morro do Sossego, Parque das Águas, Planalto II, Jardim Panorama/Caçula, Caravelas e Novo Cruzeiro.
  17/05/2022  18h30E.M. JOÃO REIS DE SOUZA Rua João Vicente dos Santos, 425 – LimoeiroLimoeiro, Barra Alegre, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Vila Formosa e Recanto.  
  18/05/2022  18h30E.M. PRIMEIROS PASSOS Av. José Fabricio Gomes, 171 – BethâniaGranjas Vagalume, Bethânia, Morro do Cruzeiro, Alto Boa Vista Morro São Francisco, Tiradentes, Vila Militar e Mutirão N. Sra. Esperança.
  18/05/2022  18h30E.M. ARTUR BERNARDES Rua Jordão, 66 – CanaãCanaã, Canaãzinho, Vila Celeste, Vale do Sol, Bairro das Fontes, Chácaras Oliveira, Jardim Santa Clara, Vista Alegre e Forquilha.
    19/05/2022    18h30  E.M. PROF Mª CONCEIÇÃO PENA ROCHA Av. Esperança, 240 – EsperançaEsperança, Nova Esperança, Bom Jardim, Serra Dourada, Mutirão 1º de Maio, Mutirão Novo Jardim, Mutirão Nova Conquista, Jardim Teresópolis, Zé Pedrinho, Loteamento Marianos e 1° de Junho.
19/05/202218h30E.M. MARIA RODRIGUES BARNABÉ Rua Topázio, 165 – IguaçuIdeal, Ferroviários, Iguaçu, Cidade Nobre, Alto Iguaçu e Vila da Paz.
  20/05/2022  18h30INSTITUTO EDUCACIONAL MAYRINK VIEIRA Av. Japão, 601 – CariruCariru, Castelo, Vila Ipanema, Bairro das Águas. Bela Vista, Areal, Bom Retiro, Imbaúbas e Horto/Sta Mônica/Usipa
  20/05/2022  18h30E.M. PADRE CICERO DE CASTRO Av. Fernando de Noronha, 490 – Bom RetiroBela Vista, Areal, Bom Retiro, Imbaúbas e Horto/Sta Mônica/Usipa
  21/05/2022  9hsE.M. PROFESSOR MÁRIO CASASSANTA Estrada AIP-130, 43 – IpaneminhaPedra Branca, Tribuna, Ipaneminha, Estrada da Bucainia, Morro Escuro, Córrego dos Lúcio, Taúbas, Ipanemão e Córrego dos Beca.
próximo artigoDesafio + Saúde: funcionários de instituições de ensino participam de “competição” para saúde e qualidade de vida 
Artigo seguinteBaixas temperaturas agravam dores reumáticas