Ideia é utilizar o evento do dia 6 de maio como espaço de reflexão sobre prioridades para o desenvolvimento e sustentabilidade da política cultural do município

Artistas, gestores, agentes, produtores e representantes de entidades, bem como pessoas interessadas no setor, terão a oportunidade de conhecer em primeira mão os números preliminares do mapeamento cultural realizado pela administração municipal durante os Fóruns Setoriais de Cultura 2024, realizado no período de 8 a 16 de abril. O evento foi preparatório para o Seminário de Cultura de Ipatinga, mais uma etapa do processo de consolidação e execução da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de fomento à cultura para os próximos cinco anos.

O relatório do Fórum Setorial, concluído com sete plenárias temáticas e relevantes, será apresentado no Seminário de Cultura, programado para o dia 6 de maio, de 18h às 21h30, no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins, no bairro Cidade Nobre. A ideia do executivo é utilizar o Seminário como espaço de reflexão sobre as principais prioridades para o desenvolvimento e a sustentabilidade da cultura de Ipatinga.

Atribuições
Os novos conselheiros e suplentes do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Ipatinga serão empossados durante o seminário. Os conselheiros (oito titulares e oito suplentes), com mandato para a gestão 2024/2026, foram indicados durante as plenárias dos Fóruns. A eleição do Conselho é o instrumento legítimo pelo qual o segmento é ouvido, representado e valorizado.

Entre as atribuições do Conselho de Política Cultural estão promover e incentivar estudos, projetos, eventos, atividades permanentes e pesquisas na área da cultura, além de representar o segmento cultural do município junto ao poder público nas esferas municipal, estadual e federal, em todos os assuntos que se relacionem com a cultura.

“Importante evidenciar que a elaboração e inserção do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) na plataforma TRANFERE.GOV, é uma exigência da Polícia Nacional Aldir Blanc 2 (PNAB). Com a nossa adesão, o município receberá quase 5 milhões de reais para investimentos em ações e editais de fomento. Por isso, a participação da sociedade civil é importante, pois é através das escutas junto à população que estamos dando os passos rumo à construção do nosso futuro”, informou o secretário Adjunto de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira.

Palestra

O tema do Seminário de Cultura de Ipatinga é sobre “Políticas Culturais e o Programa Nacional Aldir Blanc: Caminhos para a cultura brasileira”. A palestra será apresentada pelo professor, pesquisador e diretor Marcelo Victor Mendes Bones, licenciado em Ciências Sociais, fundador de vários grupos teatrais, com participação em festivais de artes cênicas, tanto no Brasil, quanto no exterior, além de atuar como gestor público de cultura no Ministério da Cultura e Prefeitura de Belo Horizonte. Atualmente, Bones é o subsecretário de Cultura da Prefeitura de Contagem.
“Nossa gestão vem procurando equipar e aproximar a população cada vez mais do setor cultural, como uma estratégia para amplificar os horizontes e, ao mesmo tempo, valorizar a arte e seus atores em suas diversas formas de manifestação. Vamos continuar facilitando o acesso da comunidade, popularizando a política pública, dando a relevância ao diálogo com todos os segmentos, porque é assim que a gente cuida de quem mais precisa. A meta é contemplar toda a riqueza e complexidade da nossa cultura”, observou o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes.

 

próximo artigoFartura acontece em Conceição do Mato Dentro, MG, entre os dias 24 e 26 de maio
Artigo seguintePrefeitura de Ipatinga divulga atividades da campanha Maio Amarelo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here